Em João Monlevade, o tradicional Desfile de 7 de Setembro, em comemoração à Independência do Brasil, foi aberto nesta sexta-feira pela Polícia Militar, comandada pelo Tenente-Coronel Fábio Barcelos de Barros. Tático Móvel, viaturas do patrulhamento, guarda-bandeira, militares do policiamento ambiental e equipes da Polícia Rodoviária Federal passaram pela avenida Getúlio Vargas. O tenente-coronel destacou a importância do evento destacando o resgate da pátria e os valores da Polícia Militar.

A prefeita de João Monlevade, Simone Moreira (PSDB), também presente ao ato cívico, ressaltou o resgate do desfile em sua gestão. O evento, que ficou 10 anos sem ser realizado na cidade, voltou no ano passado com 2 mil integrantes. Para esse ano, a expectativa é de que o dobro de integrantes passe pela avenida. “Esse ano tenho certeza que vai ser melhor ainda e vamos realizar o desfile nos demais anos do nosso mandato”, enfatizou.

O vereador Djalma Bastos (PSD), presidente da Câmara de João Monlevade, também falou do desfile. “É preciso viver e reviver a história do nosso país. É de fundamental importância este ato de civilidade para que o povo possa se encontrar em nossas tradições. O evento mostra também o empenho da nossa prefeita e proporciona que as pessoas possam  comemorar de fato o que é o Sete de Setembro – que é  dia de nossa independência”, comentou.

A abertura do Desfile ocorreu às 8h com hasteamento de bandeiras, em frente ao Setor de Trânsito da Prefeitura na Praça Sete (Settran), pela prefeita Simone Carvalho Moreira, Tenente-Coronel Fábio Barcelos de Barros, comandante da 17a Companhia de Polícia Militar Independente e o presidente da Câmara, vereador Djalma Augusto Gomes Bastos.

As escolas e entidades que participaram das comemorações da Independência em João Monlevade levam para a avenida subtemas que valorizam o resgate da Arte e da Cultura Brasileira, com apresentações que mostram os costumes, danças, vestuário, ritmos, crenças, pinturas, escrituras e brincadeiras.

Dez fanfarras participam da solenidade. São elas: Assembleia de Deus, Centro Educacional, Cônego Higino, Escola Municipal Israel Pinheiro, Escoteiros, Escola Estadual Dr. Geraldo Parreiras, Igreja do Evangelho Quadrangular, Escola Estadual Luiz Prisco, Escola Municipal Monteiro Lobato e Tambores do Morro.

As demais apresentações serão da Associação Cultural de Marujos, Associação Cultural Congado do bairro Laranjeiras, Escola Municipal Cicinha Moura, Ciclistas Super Bike e outros ciclistas, Clube do Cavalo, Comti (Conselho Municipal da Terceira Idade), Corporação Musical Guarani, Escola Municipal Efigênio Mota, Escola Municipal Promorar, Escola Municipal Eugênia Scharlé com grupo Pró-Voluntário da ArcelorMittal, Família Alcântara, Escola Germin Loureiro, Igreja Batista Amigos de Deus, Escola Estadual Dona Jenny Faria, Lions Clube Centro e Sobral, Motoclube Vôo das Águias, Move, Opaleiros, Polícia Militar, Projeto Vem Dançar, Rotary Club e SEVOR.

Os grupos fazem o trajeto da esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Geraldo Miranda, próximo ao Ulete Mota, até à altura da Padaria Alvorada. A previsão é de que o desfile termine por volta das 13h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui