Gripe: 15 mil pessoas devem ser vacinadas em Monlevade

Uma novidade nesta campanha é a vacina para professores da rede pública e privada de ensino (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A meta do governo de João Monlevade é imunizar cerca de 15 mil pessoas contra a gripe na campanha de vacinação deste ano, que começou nesta semana. Caso alcance esse resultado, a taxa de imunização será de 90%.

A previsão, segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, é vacinar 4.077 crianças, 1.164 trabalhadores da saúde, 712 gestantes, 117 puérperas e 9.435 idosos. Uma novidade nesta campanha é a vacina para professores da rede pública e privada de ensino. O número de profissionais que devem receber as doses de vacina não foi divulgado.

O Dia D da campanha será o 13 de maio. As doses deste ano protegerão contra os vírus do inverno deste ano, A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. De acordo com orientação do Ministério da Saúde, os casos de gripe grave, caracterizados como síndrome respiratória aguda grave (SRAG) devem ser obrigatoriamente notificados.

A vacina é contraindicada “para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer outro componente da vacina, ou que apresentaram reação grave em doses anteriores da vacina influenza”. Uma pequena parcela dos vacinados pode apresentar dor leve no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar em até dois dias após a imunização.

No ano passado, em João Monlevade, ainda conforme dados do Ministério da Saúde, do público alvo de 15.631 pessoas, 89,13% receberam a imunização – alcançando a marca de 13.932 imunizados.

Julho 2017

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here