Instituto ITI concorre ao Prêmio Bem Maior

Apresentador Luciano Huck é um dos idealizadores

Baseado na ideia de que unir contatos e afetos é o caminho mais curto para apoiar projetos brasileiros dedicados a ajudar pessoas, o Movimento Bem Maior se dedica a transformar realidades e construir um país melhor. Assim, por meio de uma curadoria especial, são identificadas instituições dos mais variados setores, espalhadas por todo o Brasil. O Instituto ITI, idealizado pelo estilista itabirano Ronaldo Silvestre, está entre os 100 finalistas do prêmio.

Selecionado entre mais de 1500 inscritos, o Instituto ITI agora conta com o apoio do público para estar entre as 50 instituições que serão agraciadas com o prêmio e um investimento financeiro de até 100 mil reais. Mas o tempo é curto! Quem quiser votar tem apenas até sexta-feira, 12 de julho, para acessar o site do Movimento Bem Maior e ajudar o Instituto ITI em mais essa empreitada.

Sobre o Instituto ITI

Criado pelo estilista itabirano Ronaldo Silvestre, o Instituto ITI (Igualdade, Transformação e Inovação Social) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2009, com o nome “Tecendo Itabira”. A ideia é facilitar a inclusão social dos participantes proporcionando geração de renda e aumento do potencial econômico e profissional. O curso oferece formação em técnicas básicas em costura, bordado e artesanato. Mas também abrange áreas que vão ajudar a agregar valor a tudo o que é produzido ao longo dos meses de aula como: métodos de venda, comunicação, propaganda, marketing e empreendedorismo.

Ronaldo Silvestre explica que as pessoas que passarem pelos cursos do Instituto sairão de lá não apenas prontas para criarem uma nova fonte de renda, como também aptas a ocuparem uma lacuna importante do mercado de trabalho. “Nesse mercado há muita procura por pessoas capacitadas. Quando alguém compra um item de moda, raramente se pergunta quem são os donos das mãos que o produziram. Mas quem cria essas peças está sempre em busca de pessoas com qualificação profissional e entendimento da sua importância na cadeia de trabalho”, detalha.

O Instituto ITI começou a funcionar no dia 18 de março, em sua sede própria na Rua Irmãos De Caux, 283, no Centro de Itabira. Com um total de 90 alunos inscritos, o curso de capacitação formará sua primeira turma em julho de 2019.

Movimento Bem Maior

A chancela do Movimento Bem Maior foi criada para atestar o comprometimento de instituições que, mais do que mostrar o trabalho realizado, precisam encontrar pessoas dispostas a comprar suas ideias. Assim, o movimento se tornou uma vitrine para quem deseja ajudar a essas causas. No site do Bem Maior eles deixam claro que são “um ponto de encontro entre aqueles que querem colaborar com pessoas que fazem um trabalho sério e que precisam de ajuda para concretizar seus projetos”.

Essa premissa tem uma importante meta: dobrar o volume de colaborações em relação ao PIB brasileiro num prazo de dez anos. Para isso, o movimento é encabeçado por pessoas que se dedicam a juntar forças e diferentes ativos, como conhecimento, tempo e dinheiro. O apresentador Luciano Huck é um deles. Fundador do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias e do Joá (fundo de investimentos em negócios de tecnologia e bem estar), ele acredita no protagonismo para a mudança do mundo. Além disso, integra o time do Renova e do Agora, movimentos cívicos que incentivam os cidadãos comuns a se engajarem na renovação política.

Aliado a ele está Elie Horn, primeiro líder da América Latina a embarcar no “The Giving Pledge”, a convite de Bill Gates e Warren Buffett, se comprometendo a doar 60% da sua riqueza às causas sociais. Além disso, ele é fundador da Cyrela Brazil Realty e do Instituto Liberta que atua no enfrentamento da exploração sexual infantil.

Ainda integram o time, o CEO da Localiza, Eugenio Mattar, que também é presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement, instituição mundial que leva o empreendedorismo aos alunos de escolas públicas. E Rubens Menin, co-fundador, CEO e chairman da MRV Engenharia. Rubens ganhou o prêmio global da Ernst & Young de melhor empreendedor em 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui