A internet por banda larga fixa tem o pior serviço de comunicação do país, segundo avaliação de consumidores. A pesquisa promovida pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, entrevistou, em 2018, por telefone, mais de 103 mil pessoas em todas as unidades da federação.

Os usuários deram notas de 0 a 10 para todos os serviços. E a banda larga fixa teve nota de 6,43. Número superior ao da pesquisa de 2017, mas ainda é o serviço mais mal avaliado. De cada 10 pessoas, 6 precisaram ligar para a empresa de banda larga para reclamar de algum problema de funcionamento nos últimos 6 meses antes da entrevista.

O gerente de interações institucionais da Anatel, Fábio Koleski, destaca as principais reclamações dos usuários. Os serviços de telecomunicações mais bem avaliados são os de telefonia móvel, em especial os dos planos pós pagos, com nota de 7,32.

O gerente da Anatel avalia que a cobertura melhorou nos últimos 5 anos, desde o início da pesquisa, mas que alguns problemas persistem. A capacidade de resolução de problemas aparece com as piores notas, tanto na banda larga, quanto na telefonia móvel.

Outro serviço com as notas mais baixas é o atendimento telefônico das prestadoras de serviços. A pesquisa ainda revela que as empresas menores, que atuam em menos estados, têm notas superiores as grandes empresas, com cobertura nacional.

Mais detalhes sobre as notas dos serviços por estado e por empresa podem ser acessados na página da Anatel na internet.

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