Ministério Público vai investigar irregularidades em obras do túnel na BR-381 em Antônio Dias

Nenhuma outra obra está sendo realizada no local onde foi construído o túnel em Antônio Dias. MP questiona o projeto

O Ministério Público Federal (MPF) vai apurar aresponsabilidade de eventuais prejuízos na execução do lote 3 da duplicação da BR-381. O inquérito foi aberto após denúncia de que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não tem recursos para bancar, entre outras coisas, as intervenções previstas no lote 3.1, que engloba um trecho de cerca de 30 quilômetros entre Jaguaraçu e o Ribeirão Prainha, que vai ligar os túneis já construídos (lotes 3.2 e 3.3).

O MPF quer saber como e por que as ordens de serviço para os lotes citados acima não foram expedidas de forma sincronizada para evitar que os túneis ficassem obsoletos. A estimativa de custo dos túneis é de cerca de R$ 130 milhões e eles estão prontos há quase um ano e são inúteis.
Com a decisão do departamento de descartar a possibilidade de criação da variante Santa Bárbara, que funcionaria para desafogar o trânsito na rodovia entre Barão de Cocais e Nova Era, os projetos dos lotes 4, 5 e 6 terão que ser refeitos. Os trechos não previam duplicação e, com a inviabilização da variante, isso terá que ser revisto.

Outras três ações impetradas pelo MPF para apurar problemas na execução da duplicação da BR-381 já estão emcurso. Uma determina a alocação de recursos para o lote 7, outra investiga a demora na análise dos projetos dos lotes 4, 5 e 6 e a terceira é sobre a rescisão do contrato com a empresa que ganhou a licitação para o lote 3.1.

O orçamento do Dnit para aplicação nas obras da duplicação da BR-381 neste ano gira em torno de R$ 60 milhões. O valor é suficiente apenas para garantir que o trabalho que já foi feito nos lotes 3 (próximo a Jaguaraçu) e 7 (próximo a Caeté), que também é visto como prioridade pelo órgão, não seja perdido. Obras de fato só devem voltar a ser realizadas na rodovia em 2017, a partir de uma nova previsão de orçamento para o Dnit.

 

Fonte: Hoje em Dia

1 COMENTÁRIO

  1. Então, e só esta incompetência que a gente percebe neste pais, ao invés de preocuparem com faróis acessos
    durante o dia estes tais especialistas de merda não sabem nem configurar e perceber a viabilidade técnica
    da construção de uma obra, para se ter uma ideia na china se vez uma ponte de 34 km que com certeza
    e mais em conta financeiramente do que aqui, eta pais de incompetentes poxa a vida!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui