PICS conferem mais qualidade de vida a pacientes (Divulgação)

Equipes de vários setores, em especial profissionais da Saúde, que atuam nas prefeituras de São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Bárbara e Barão de Cocais receberam atendimento especial na última semana. Eles deixaram de prestar assistência e se tornaram ‘pacientes’ ao receberem atendimentos especializados na área de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Dados do Ministério da Saúde classificam as PICS como tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Brumadinho que disponibilizou profissionais da linha de frente ao enfrentamento do risco de rompimentos de barragens. Os ‘pacientes’ são-gonçalenses e das cidades vizinhas receberam atendimentos de reiki, acupuntura, auriculoterapia, aromoterapia, florais, escalda pés e outras técnicas.

A maioria dos profissionais são-gonçalenses integra o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes). Isso porque, desde o rompimento da barragem em Brumadinho, equipes da saúde vivem momentos de apreensão. Equilíbrio das energias e cuidados à saúde mental, melhorias na disposição ao trabalho foram alguns dos benefícios observados entre os participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui