Proerd forma 225 alunos em Rio Piracicaba

Centenas de crianças receberam o diploma de conclusão do curso. Fotos: Ramon Bertolini/Jornal O Jequi

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (19), no salão da Associação dos Aposentados, em Rio Piracicaba, com cerca de 400 pessoas presentes, a solenidade de formatura dos alunos das escolas atendidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no Segundo Semestre deste ano.

Diversas autoridades do município marcaram presença no evento, dentre elas o 2º Tenente Ermane Rocha Fernandes, do 5º Pelotão de Polícia Militar na Cidade; o Delegado Regional Alberto Gomes Vieira; o vice-prefeito Sebastião Torres Bueno; a Inspetora Escolar de Rio Piracicaba, Maura Rita de Souza Magalhães; Agda Consolação Vieira, Secretária de Municipal de Educação; Presidente da Câmara de Vereadores, Tarcísio Bertoldo; Lorena Ferreira Fael, representando o Presídio Feminino de Rio Piracicaba e Afonso Carlos Moura Alves, Presidente da Associação Comercial da cidade.

O Proerd na cidade é coordenado pelo instrutor, Cabo Cristiano, da Polícia Militar.

Ao todo 225 alunos das seguintes escolas: Escola Municipal Sebastião Araújo, Escola Municipal Córrego São Miguel, Escola Estadual Conselheiro José Joaquim da Rocha, Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães, Escola Municipal Murillo Garcia Moreira, Escola Estadual Antonino Ferreira Mendes e Escola Estadual Marinho Silva.

As professoras das escolas participantes também foram homenageadas com certificados.

O estudante João Vitor Soares Gomes foi homenageado o aluno Proerd 2018.

Os alunos que tiveram comprometimento diário com as tarefas, assiduidade, pontualidade, disciplina, organização e participação nas aulas também foram premiados. São eles Layane Vitória Jales dos Anjos, da Escola Mun. Bernardo Ferreira Guimarães; aluna Meire, da Escola Estadual Antonino Ferreira Mendes e Bernardo Augusto Magalhães Caldeira, da Escola Estadual Conselheiro José Joaquim da Rocha. Eles foram premiados com medalhas entregues pelo Delegado Alberto Gomes Vieira.

Cabo Cristiano e alunas vencedoras do concurso de redação. Foto: Ramon Bertolini/Jornal O Jequi

Ao final do Programa é prevista a apresentação de uma redação, oportunidade em que o aluno demonstra tudo o que aprendeu durante as aulas com o instrutor. Como forma de estimular essa atividade foi idealizado, pelos organizadores, um concurso de redação sobre o Proerd. As redações vencedoras foram das alunas: Laíse Paula Bueno, da Escola Mun. Murillo Garcia Moreira; Mariana Amanda de Araújo, da Escola Mun. Sebastião Araújo e Érika Luiza Gonçalves Araújo, da Escola Mun. Córrego São Miguel. A Secretária Municipal de Educação Ágda Vieira fez a entrega dos troféus e de bicicletas, como prêmio, às alunas.

Ao final da cerimônia os alunos declamaram o Juramento do Proerd.

O PROERD

No Brasil o Proerd foi implantado inicialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, de onde se expandiu para todos os demais estados, alcançando mais de 10 milhões de crianças até então, sendo que só em Minas Gerais foram mais de 5 milhões de alunos formados.

A 17ª Companhia da Polícia Militar Independente começou a executar o programa no ano de 2004, tendo sido assistidas praticamente todas as escolas estaduais e municipais, estendendo-se às escolas particulares. Neste período já foram mais de 12 mil alunos formados pelo Programa.

Com o lema “Ensinando a escolher uma vida segura e saudável”, o Proerd apresenta-se como mais um esforço do comando da Polícia Militar em promover na cidade de Rio Piracicaba, uma sociedade melhor e livre das drogas, acreditando que o melhor caminho para tanto é a educação das crianças.

O Proerd tem como Símbolo a figura do Leão, representado pelo mascote “Dare”. Trata-se de um animal resistente, imperioso, guerreiro e valente, assim como se espera que as crianças que receberam as lições do Proerd assimilem seus conhecimentos, tornando-se firmes e resistentes às drogas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui