São Gonçalo adere ao Programa Nacional de Acesso ao Trabalho

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo aderiu, no mês de abril, ao Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho- mais conhecido por Acessuas. A medida visa orientar e preparar para o mercado de trabalho, pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social.

O programa é desenvolvido pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e é executado pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras). O público-alvo deve ter entre 16 a 59 anos e é obrigatório que o participante esteja cadastrado no Cad-Único.

A preparação para inserção dos usuários no mercado de trabalho ocorre por meio de palestras. Nesta semana, será formada a primeira turma que conta com 25 inscritos. Com carga horária de seis horas, os usuários recebem treinamento sobre ‘como se portar em uma entrevista de emprego’, ‘elaboração de currículo’ e ‘preparação para o mercado de trabalho’.

Os participantes são selecionados por meio de encaminhamentos seguido de entrevistas. Após a capacitação, a equipe do Acessuas auxilia os participantes na organização da vida profissional. Por meio de análise das habilidades, os beneficiários podem ser encaminhados a instituições. “Nós auxiliamos os participantes e apenas preparamos para reinserção no mercado de trabalho”, destaca a técnica responsável pelo programa, a assistente social Cássia da Conceição Campos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui