Terra de Minas registra restauração de artes sacras em Catas Altas

A equipe do programa Terra de Minas, da Rede Globo, esteve em Catas Altas recentemente para filmar o trabalho de restauração de algumas peças do acervo do patrimônio cultural sacro da capela de Santa Quitéria.

A restauração está acontecendo na igreja Matriz, onde foi montado um ateliê que fica aberto à visitação durante a semana de 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Além de mostrar o trabalho dos restauradores, o programa ainda vai mostrar curiosidades e histórias envolvendo as peças e o processo de recuperação das obras de artes.

Também será possível acompanhar uma visita de alunos da rede municipal ao ateliê dentro do trabalho de educação patrimonial desenvolvido pelo município.

O programa ainda não tem data para ser exibido.

Restauração – Nesta etapa do projeto, serão restauradas 12 peças de médio e grande porte, todas elas tombadas e do século XVIII, contemplando cinco imaginárias (imagens de Santa Quitéria, Nossa Senhora do Carmo, São Luis Gonzaga, São Francisco Bórgia e Crucifixo), seis objetos de iluminação (castiçais) e um material de ritual (pia de água benta).

Ao todo, a restauração dos bens móveis do município será realizada em quatro etapas. Além da Santa Quitéria, serão contempladas as capelas de Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora do Rosário e a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Após os trabalhos, as peças irão retornar para os locais de origem e as que não tiverem espaço poderão vir a ser expostas em um museu ainda a ser idealizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui