1º Festival Gastronômico e 15º Festival de Inverno reúnem 10 mil em São Gonçalo

14 Bis - Hendrigo Costa ACOM PMSGRA

A 1ª edição do Festival Gastronômico e o 15º Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo reuniu pelo menos dez mil pessoas entre os dias 24 a 28 de julho. Os eventos foram marcados pela tranquilidade e organização, além de diversidade cultural e variedade culinária.

Durante os cinco dias de festa, a Polícia Militar não registrou qualquer ocorrência relacionada à programação dos festivais, conforme informou o comandante do 4º Pelotão da PM, tenente César. “Observamos que os eventos foram tranquilos e não registramos ocorrência envolvendo a programação”, pontuou.

A magia e o ilusionismo do mágico Renner Silva abriram o Festival de Inverno, na quarta-feira (24), com grande público no Centro Cultural. No dia seguinte, as duas sessões do espetáculo “Venha rir com Giovani Braz” lotaram a capacidade do Centro Cultural. O personagem Saideira de ‘A Praça é Nossa’ arrancou gargalhadas e interagiu com os espectadores. E a sexta (26), também foi de casa cheia, dessa vez, lotada de crianças prestigiando o espetáculo teatral “Branca de Neve” da Cia Cyntilante.

Gastronomia

O Festival Gastronômico é fruto de uma idealização do prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho, e começou na noite de sexta-feira (26), quando os nove expositores são-gonçalenses apresentaram ao público as delícias da culinária com algumas iguarias pensadas exclusivamente para o evento. Integrar o setor alimentício do município foi critério obrigatório para participar do festival. A exceção ficou por conta da cervejaria Uaimii, convidada para o evento.

Formado em Ciências Contábeis, Júlio César Pessoa Costa, há seis anos dedica-se à produção de alimentos em São Gonçalo. Ele comandou a Barraca do Juju, com versões de pastéis de angu (frango com quiabo, queijo com alho poró e carne), além de polentas inovadoras incrementadas com rabada ao vinho com agrião, língua de boi na cerveja e champignon ou bolonhesa.

Oportunidade de fortalecer a marca foi alguns dos benefícios apontados por Juju, ao participar do Festival Gastronômico. “Aqui temos muitas pessoas que fazem produtos de qualidade e que não são apresentados à região. Com certeza, minha marca ficou muito fortalecida. O que tem de orçamento surgindo, não somente daqui de São Gonçalo, mas das cidades vizinhas pra levar algo parecido para eventos”, avaliou.

Observação semelhante faz a jovem Dárlete Andrade Barone Barbosa. Com apenas 17 anos, ela comandou a barraca Dárlete Cakes recheada de doces como o bolo cheesecake de goiabada (um bolo de fubá com recheio de queijo e goiabada produzida em São Gonçalo). Sua participação no Festival Gastronômico também rendeu prestígio a sua marca. “Foi uma ótima experiência. As pessoas estavam elogiando então acredito que gostaram”, pontuou.

Estrutura

Três tendas totalizando uma área de 1 mil metros quadrados, boxes padronizados para os expositores, área cercada com seguranças e banheiros, cadeiras e mesas para o público, espaço kids com monitores integram a estrutura montada na Praça Central. O espaço inovador chamou a atenção de quem prestigiou a festa e aulas show de gastronomia, nas tardes de sábado e domingo, também foram atrações apreciadas pelo público.

Shows

Delícias gastronômicas podem ficar ainda mais saborosas se harmonizadas com cerveja de qualidade e boa música. E esses ingredientes não faltaram em São Gonçalo. A cervejaria Prussia, que é produzida no município, apresentou ao público variadas opções de choop e cervejas.

No quesito musical, os fãs foram ao delírio com o show dos mineiros do Lurex Queen Tribute, na sexta (26), seguidos pelo rock’n’roll da melhor qualidade, da banda são-gonçalense Neanderthal.

No sábado, o músico João Roberto apresentou o melhor da MPB. A banda Sergeant Pepper, cover belo-horizontino dos Beatles, agitou o público com clássicos dos meninos de Liverpool. Encerrando a noite com chave de ouro, os veteranos do 14 Bis subiram ao palco causando nostalgia aos fãs, além de exclusividades ao apresentar uma canção que será lançada brevemente pelo grupo.

E o encerramento da programação foi marcado por exposição de carros antigos e shows de artistas da terra. A cantora Nayara Rayane, a banda Kabalou e o show Musicalidade mostraram a arte dos são-gonçalenses em canções com repertório eclético.

O prefeito Antônio Carlos manifestou seu contentamento com os resultados dos eventos. “É gratificante para o gestor público conseguir implementar ações que possam subsidiar os participantes com oportunidades de crescimento. Todos os expositores e artistas são-gonçalenses puderam mostrar a um considerável público suas potencialidades. São Gonçalo tem muito talento a ser exibido”, pontuou o Chefe do Executivo.

Publicidade

2 COMENTÁRIOS

  1. […] O 1º Festival Gastronômico de São Gonçalo do Rio Abaixo foi realizado de 26 a 28 de julho e teve o suporte da equipe de Curadoria de Design da UFMG. Com o objetivo de ampliar o turismo na região, a equipe desenvolveu o conceito ‘Raízes de São Gonçalo’, que serviu como guia para o desdobramento de todo o projeto. Nos dois meses que antecederam o evento foram realizadas reuniões e workshops com os expositores para prepará-los para atender o público alvo. Nos dias do Festival, a equipe da Curadoria da UFMG esteve presente para acompanhar e monitorar todas as atividades. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui