Após 30 anos de serviço na PM, Edvânio Carneiro se aposenta

A 12a Região da Polícia Militar, em Ipatinga, é a primeira no Estado a implantar o Termo Circunstanciado de Ocorrências (TCO) em quase 100% dos municípios comandados por ela.

Segundo o coronel Edvânio Carneiro, comandante da 12a RPM, dos 97 municípios, 96 já fazem o registro do TCO. Apenas a cidade de Ponte Nova, ainda não implementou o sistema, que está sendo discutido com o Juiz da cidade para obter a autorização para realizar o TCO. “É importante dizer que isso está fundamentado pela Lei Federal 9.099, e também a Lei Estadual e um aviso editado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, permitindo a Polícia Militar a realizar o TCO. Não se trata apenas de uma outra atividade para colocar mais trabalho para os policiais militares, muito pelo contrário, na realidade a gente está evitando um maior trabalho e até mesmo o deslocamento de policiais com pessoas presas, tendo em vista o cometimento e crime de menor potencial ofensivo onde os militares estariam em risco no  deslocamento pelas rodovias em distâncias muito grandes. E para a população um ganho enorme onde não há esse deslocamento de viaturas, desassistindo aquelas comunidades para o registro dessas ocorrências em outros municípios, deixando um período muito grande sem a presença e atuação da Polícia Militar naquela cidade”, disse Edvânio Carneiro.

Um aplicativo foi criado para calcular a economia de gastos com a implantação do TCO. Ele monitora em tempo real a economia de quilometragem por unidades e a quantidade de TCO lavrados por município por dia e até por mês. Somente nos cinco meses em que o sistema está em funcionamento, quase 140 mil quilômetros deixaram de serem percorridos na 12a RPM. Essa quilometragem daria para fazer a volta em torno da terra três vezes e meia.

Segundo Edvânio Carneiro essa medida inovadora, idealizada no Vale do Aço, reforça o compromisso da Polícia Militar com a segurança pública de Minas Gerais.

Assista ao vídeo abaixo, sobre os novo sistema.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui