Sujeira
Uma área ao lado do campo Guarani no Areão (entre os bairros Satélite e Lourdes) está se tornando um grande bota fora. Passo por lá sempre e tenho percebido que a quantidade de lixo só aumenta. Alô, alô fiscalização da Prefeitura de Monlevade: vocês precisam dar uma passadinha por lá.
Aproveite e leve o pessoal da limpeza e um caminhão basculante que deve ter que fazer pelo menos uma dezena de viagens para tirar a quantidade de entulho depositada por mal-educados numa área que, diga-se de passagem, é de preservação ambiental.

Prisão
Tenho evitado dar minha opinião sobre a prisão do ex-presidente Lula, justamente para tentar não ficar em maus lençóis com quem o defende e com quem quer vê-lo apodrecer na cadeia. Esteja ele certo ou errado, o fato é que o problema do Brasil não é Lula, muito menos Aécio Neves.
O problema somos nós que os colocamos lá porque não temos consciência do poder que o voto tem. Além do mais, o dia que deixarmos de cometer as pequenas corrupções do dia-a-dia e passarmos a ser exemplo, aí sim o Brasil terá jeito. Fora isso, podem prender quem quiser que isso não muda a situação miserável de séculos e séculos amém.

Piada
Para mim soou como piada o vídeo da senadora Gleisi Hoffmann para a TV Al Jazeera convidando a todos e a todas do mundo árabe a se juntarem com os petistas na luta contra a prisão do ex-presidente Lula.
Tem muita gente levando o vídeo a sério, achando que terroristas virão ao Brasil começar atos de terror. Uma outra parte pensa que a senadora está negociando com terroristas e que isso seria um crime.
A bem da verdade penso um pouco diferente: primeiro quem nem todo árabe é homem bomba ou prega o terror. E segundo, fico imaginando se a Globo passasse um vídeo de uma senadora mulçumana pedindo ajuda para libertar um presidente daquele lado de lá. No mínimo eu mudaria de canal. As receitas do GNT são muito melhor.

Problemas
Resolvi adotar a prática do comedimento para prestar um pouco mais atenção às pessoas a minha volta. Não tem sido fácil, afinal sempre tive opinião formada para tudo, aliás, fiz uma faculdade que me moldou a ser assim.
Porém, estou encantado com a visão de mundo problematizado que as pessoas (inclusive eu) temos sobre certas coisas. Está certo que os problemas nos fazem sair da zona de conforto, mas também não precisa exagerar.
Muitas vezes, certas situações pedem muito mais controle emocional que a tradicional verborragia dos “problematizadores”. Pensemos nisso.

Aniversário
Dia 13 passado o jornal A Notícia, onde trabalhei por 14 anos, completou 34 anos de existência. Parabéns a toda equipe e aos jornalistas Márcio Passos e Maria Cecília Passos que tocam o barco com maestria sem jamais deixar a peteca cair. A vocês e a todos os colegas que por ali encontrei e os que continuam à frente desse precioso órgão de imprensa, todo o meu respeito e admiração.

(*) Breno Eustáquio é jornalista e professor

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui