Uma simples homenagem do site O Populalr à todos os soldados do Brasil

A 17ª Companhia de Polícia Militar Independente, em João Monlevade, recebeu na manhã desta quarta-feira (03), 53 novos soldados que passam a compor o quadro de efetivos da unidade. Eles formaram na semana passada, após o Curso de Formação de Soldados realizado na sede do 14º Batalhão da Polícia Militar, em Ipatinga com duração de duração foi de 9 meses. Eles obtiveram formação em disciplinas ligadas às áreas de Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Ciências Militares e Aporte Jurídico, sendo que os conhecimentos adquiridos subsidiarão a execução de suas atividades de forma a executarem suas atividades com excelência.

Eles foram recebidos em uma cerimônia realizada no auditório da Companhia pelo major André Pedrosa do Rosário, comandante da Unidade, e pelo subcomandante capitão Felipe Gaigher.

Em seu discurso, major André falou sobre a importância do policial militar na sociedade e agradeceu aos militares da reserva pelos trabalhos prestados na Companhia. “João Monlevade é uma cidade onde a Polícia Militar é bem vista pela comunidade. Todos os que passaram por aqui fizeram sua história. Na verdade estamos recebendo o que eles [reformados] fizeram. Damos boas vindas aos novos policiais militares. Vocês não imaginam a responsabilidade que tem diante do trabalho que esses homens fizeram nesta unidade. Estamos frete a uma unidade, que lida com cidades e uma região complicada. Tivemos as melhores referências em relação aos recém formados e tenho certeza que vocês vão confirmar isso”, disse André Pedrosa, lembrando que o policial deve trabalhar pensando nele mesmo, uma vez que passam a ser moradores da cidade e devem contribuir para que todos tenham um ambiente mais seguro.

Na oportunidade o major apresentou aos novatos, os demais oficiais que atuam em diferentes setores da unidade.

O capitão Felipe fez uma breve apresentação dos índices criminais de João Monlevade e região. Segundo ele nos quatro meses desse ano, em comparação ao mesmo período do ano passado foram registrados na 17ª Companhia Independente 203 roubos consumados em 2016 e neste ano 220 até o dia 30 de abril. Ainda segundo o relatório do oficial, os marginais praticam os crimes entre as 18h e 23 horas. Os homicídios consumados foram 08 no ano passado e 10 este ano, sendo 07 em João Monlevade, 02 em São Domingos do Prata e 01 em Alvinópolis. No crime de tráfico de drogas, 43 pessoas foram presas nos quatro primeiros meses do ano passado e 66 neste ano, no mesmo período. A maioria deles em João Monlevade e Nova Era.

Foram convidados para a cerimônia, 17 policiais que estão no quadro de reservas da PM (se aposentaram). O objetivo, segundo o comandante da PM, foi promover o encontro de militares experientes, que já concluíram a carreira, com os novos policiais recém formados.  Entre eles estava o coronel Paulo José, que foi um dos responsáveis pela transformação da unidade em Companhia Independente no ano de 2006. Todos eles foram agraciados com um certificado de agradecimento.

O capitão Felipe Gaigher disse que com a chegada dos 53 policiais foi possível a transferência de outros 23 que haviam pedido transferência para suas cidades de origem, permanecendo um total de 30 novos militares na 17ª Companhia de Polícia Militar. Deste total, cinco ficarão em João Monlevade que recebe ainda, outros quatro transferidos para a cidade. Os outros 25 vão para as cidades que compõem a Companhia, dentre elas Alvinópolis, Rio Piracicaba, Nova Era, Bela Vista de Minas, São Domingos do Prata e São José do Goiabal.

Os critérios para distribuição dos militares foram baseados em aspectos tais como a situação do quadro reduzido em alguns municípios e militares recentemente transferidos.

Ainda segundo o capitão, os novos policiais já vão estar nas ruas a partir de hoje.

Com chegada dos novos soldados, espera-se uma melhoria na prestação de serviços de segurança pública, com ênfase nas ações preventivas e na repressão qualificada junto aos locais de maior demanda operacional.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui