
Passado primeiro turno das eleições, os vereadores da Câmara de João Monlevade pautaram boa parte dos discursos na reunião ordinária desta semana, realizada ontem (10), nos comentários sobre o pleito. A grande maioria lamentou a não reeleição do deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho-PDT). O político, que buscava uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas, ficou de fora.
Os parlamentares monlevadenses enalteceram a atuação de Nozinho na cidade, lembrando que ele destinou vários recursos por meio de emendas parlamentares para obras e instituições de João Monlevade e pontuaram que, tanto o município, quando cidades vizinhas perdem por não poder contar com o apoio político do deputado na próxima legislatura. Os vereadores também lembraram a vitória do deputado estadual Tito Torres (PSDB) nas urnas e sua reeleição.
Outro assunto bastante comentado durante o encontro semanal do Legislativo foi em relação a questões relacionadas ao trânsito de João Monlevade, com destaque ao ponto de ônibus que foi retirado da praça Domingo Silvério, obras do “novo centro” e da rua Joana D´arc.
Enfático, o vereador Revetrie Teixeira (MDB) voltou a chamar os colegas parlamentares para tentarem retomar com o ponto de ônibus para a praça Domingos Silvério. O abrigo foi retirado há um ano do local para reforma do espaço. “O poder público abandonou o cidadão”, frisou.
Endosando o discurso do emedebista, Gentil Bicalho (PT), Thiago Araújo (Titó-PDT) e Guilherme Nasser (PSDB), lembraram a manifestação que fizeram no local e pontuaram que nenhuma ação por parte da administração foi tomada desde então.
A prefeitura alega que o ponto de ônibus não será retomado para a praça e sim será levado para um novo local onde haverá as paradas dos ônibus coletivos. A proposta está no projeto do “novo centro” e ainda não saiu do papel devido a processos licitatórios para a compra de semáforos.
Segundo proposta do Executivo, o ponto de ônibus ficará perto do bar “Cabritinho”, na avenida Wilson Alvarenga. Ainda sem data de instalação no local, a mudança só deve ocorrer depois que semáforos forem instalados no local, conforme informações do chefe do Setor de Trânsito e Transporte, Breno Lima.
As obras da rua Joana D´arc também foram questionadas pelos vereadores. Isso porque os serviços na via seguem em ritmo lento e prejudicam moradores do local. Do MDB, o vereador Carlos Roberto Lopes (pastor Carlinhos) criticou que a administração municipal não tem repassados informações aos moradores da rua. “Os moradores merecem satisfação. Mas eles [administração municipal] não estão nem ai”, pontuou. Os serviços de infraestrutura na Joana D´arc devem seguir por pelo menos mais 15 dias. O trânsito local segue interrompido e com desvios para ruas adjacentes.
Na próxima semana está agendada reunião entre o chefe do Settran e os vereadores para discussão do trânsito em João Monlevade.