ACAZUMP realiza batizado de Capoeira de 112 alunos

Mestre Café durante a cerimônia realizada no último domingo

Associação de Capoeira Zumbi dos Palmares (ACAZUMP) realizou na manhã do último domingo (3) o 20º Batizado de Capoeira para os alunos dos projetos sociais da cidade.

Na ocasião foi entregue aos 112 alunos participantes os cordéis de diversos níveis de graduação.

A solenidade foi realizada na quadra da antiga ACM, no bairro de Lourdes e contou com a presença dos mestres Picumã e Biriba, de Belo Horizonte e Meia Lua, da cidade de Catas Altas.

Os interessados em participar do projeto devem entrar em contato com o Mestre Café pelo telefone (31) 9 8829-6457.

O endereço da academia fica na Avenida Armando Fajardo, ao lado do Karas e Korpus, no Bairro Loanda, em João Monlevade.

 HISTÓRIA DA ACAZUMP

Associação de Capoeira Zumbi dos Palmares Desenvolvimento Humano Através Da Cultura Marcial Brasileira

O grupo de Capoeira Zumbi dos Palmares, hoje conhecido como ACAZUMP (Associação de capoeira Zumbi dos Palmares) foi criado há mais de 30 anos, mais precisamente em 14 de março de 1984 pelo Mestre Silvio Cláudio (Mestre CAFÉ).  Recebeu esse nome pela diversidade encontrada na capoeira e por tudo que ela engloba, vem sendo utilizada como instrumento de transformação do individuo, nasceu da importância de se criar pessoas e educadores mais conscientes do seu papel na sociedade para termos um mundo melhor e da importância em difundir a nossa arte capoeira pelo mundo afora.

A ACAZUMP preza pela integração do individuo na sociedade, sem distinção de raça, cor, credo, religião ou sexo, fortalecendo sua auto-estima e ajudando na construção do seu caráter. Trabalhando para a integração social há mais de 30 anos, tendo hoje em dia vários núcleos ativos nas cidades de João Monlevade nos respectivos bairros: Loanda, Laranjeiras, Cruzeiro Celeste, Boa Vista, Santo Hipólito, Rosário, Nova Monlevade e Santa Cruz. Na cidade de Rio Piracicaba (Codorna) e Conceição de Piracicaba (Jorge). Este trintenário serviço possibilitou a reintegração de inúmeros alunos à sociedade diante do ensino e profissionalização da capoeira, como agentes educadores em diversos lugares do Brasil e do mundo. ACAZUMP atualmente possui mais de 400 alunos, com faixa etária de 05 a 16 anos completos, que participam dos projetos.

Aderimos a inserção de crianças carentes nas academias gerando inclusão social e cidadania, sendo assim  um dos pioneiros em projetos sociais. A ACAZUMP tem como propósito divulgar e propagar a arte da capoeira, prezando pelo nível técnico e teórico, as tradições e fundamentos, mantendo na capoeira seu lado artístico e cultural. As primeiras aulas de capoeira foram realizadas no centro social urbano, no bairro Loanda em nossa cidade. A plenitude do grupo a partir do dia 05 de abril 1995, que, ao filiarmos com a Associação de capoeira “Cordão de Ouro – Eu Bahia a Senzala”, tendo como presidente o Grão Mestre Dunga de Belo Horizonte/MG. Com a filiação, a ACAZUMP tem a oportunidade de aprimorar e realizar cursos em entidades de máxima representatividade no Brasil, dentre elas a FMC (Federação Mineira de Capoeira).

Julho 2017

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here