A tarde desta segunda-feira (29) foi movimentada no gabinete do prefeito de Itabira, Ronaldo Lage Magalhães. Vinte adolescentes, integrantes do Programa Aprendiz Social, e seus familiares, participaram da solenidade de entrega do certificado de parceria do projeto ao chefe do executivo municipal.

O encontro celebrou ainda a contratação dos adolescentes, como aprendizes, pela Prefeitura de Itabira. Eles começarão a trabalhar no dia 5 de novembro nas diversas secretarias municipais. Além desses, mais sete aprendizes trabalham em outras empresas itabiranas.

A oportunidade para jovens no mercado formal de trabalho significa menos pessoas em risco social ou sujeitas à marginalização, contribuindo para a diminuição de índices de criminalidade. A contratação de adolescentes e jovens por meio do Jovem Aprendiz também contribui para a redução da exploração do trabalho infantil.

“A admissão dos aprendizes demonstra a responsabilidade social da empresa, uma vez que possibilita a capacitação e ocupação de jovens que talvez não tivessem outra opção para entrar no mercado de trabalho de maneira formal”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Maria Marli de Oliveira Martins Rosa.

O promotor de Justiça da Infância e Juventude, Renato Ângelo Ferreira, lembrou que os jovens devem aproveitar ao máximo a oportunidade de participar do programa. “Muitos estão em situação de vulnerabilidade social e não têm a oportunidade que esses jovens estão tendo. Espero que eles se esforcem diariamente no aprendizado e na profissionalização para que possam reerguer suas vidas. Agradeço ao prefeito, ao pessoal da Rede Cidadã e a todos os secretários que estão aqui recebendo esses jovens. Talvez os empresários, vendo essas contratações, fiquem um pouco mais sensibilizados e acolham outros jovens”.

Ronaldo Magalhães demonstrou sua alegria ao falar para os jovens contratados. “Fico muito feliz em receber vocês aqui. Fizemos questão de realizar este encontro aqui no gabinete exatamente para valorizar esta ação do Governo e, acima de tudo, por vocês participarem deste programa. Isso é muito importante. Com a contratação desses 20 jovens, estamos dando um bom exemplo paras as empresas itabiranas trabalharem isso e nos ajudar a ampliar este projeto”, disse.

O prefeito ressaltou ainda a importância de se trabalhar as políticas públicas de assistência social. “Talvez o trabalho social seja muito mais importante que construir prédios, avenidas, ou uma grande obra. Porque temos que realizar primeiro as obras para as pessoas, para a comunidade que precisa. Desejo que estes jovens abracem esta oportunidade tão importante, que só tem a somar na vida de cada um deles”, finalizou.
Ao final do evento, a jovem aprendiz Taynara, de 16 anos, entregou a Ronaldo Magalhães o certificado de parceiro apoiador do programa e, com isso, contribui para a socialização e empregabilidade do jovem aprendiz no município de Itabira.

“Tenho 16 anos, um filho de 10 meses. Atualmente, estamos morando na Casa Lar. Em nome de todos os colegas aqui presentes, quero agradecera oportunidade de podermos redirecionar nossas vidas por meio do programa Aprendiz Social. Parabéns pela iniciativa”.

Entenda

Lançado em fevereiro deste ano, a proposta do programa Aprendiz Social, executado em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Rede Cidadã, é garantir a ampliação de oportunidades no mercado de trabalho. Os jovens, assistidos pelas políticas dos Centros de Referência de assistência Social (Craas), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e outros serviços de acolhimento, serão empregados na condição de aprendizes com remuneração mensal, transporte e todos os direitos trabalhistas assegurados, como férias e décimo terceiro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui