O Espaço Mamãe-Bebê faz parte de uma série de melhorias, no valor de R$ 500 mil, que estão sendo realizadas no Centro São Socioeducativo São Jerônimo
Espaço Mamãe-Bebê é inaugurado numa parceria entre Estado e Judiciário. Mães poderão usar o local e cuidar dos filhos até completarem seis meses de vida

As adolescentes que forem sentenciadas a cumprir medida de internação e estiverem grávidas têm agora um espaço adequado em Belo Horizonte para cuidar de seus bebês nos primeiros meses de vida. As instalações, do Centro Socioeducativo São Jerônimo, foram inauguradas em visita do secretário de Estado de Defesa Social (Seds), Sérgio Barboza Menezes, e da juíza do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH), Valéria Rodrigues.

Batizado de Espaço Mamãe-Bebê, o equipamento foi assegurado justamente por uma parceria entre a Seds e o Judiciário. A secretaria se encarregou da reforma das instalações e pelo suprimento de materiais como fraldas, roupas de bebê, roupas de cama e banho e de higiene das crianças. O Tribunal de Justiça de Minas adquiriu os berços, as camas, televisão e poltronas para amamentação.

No novo espaço, as adolescentes em cumprimento de medida poderão cuidar dos filhos até completarem seis meses de vida. Esse tipo de instalação já é oferecido a adultas presas no Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade (CGPL), em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Para o superintendente de Gestão das Medidas de Privação de Liberdade, Bernardino Soares de Oliveira, o local representa uma oportunidade de “ressignificação” na vida das jovens em cumprimento de medidas socioeducativas com os filhos recém-nascidos. “O espaço é um avanço no sistema socioeducativo e de fundamental importância na vida das mães e dos bebês”, avaliou.

A juíza Valéria Rodrigues, da Vara da Vara da Infância e Juventude, considera a inauguração uma grande conquista no cumprimento das medidas socioeducativas. “O desligamento é muito doloroso para as jovens. Este período de relacionamento mãe-filho tem uma influência positiva para as jovens”, concluiu.

O Espaço Mamãe-Bebê faz parte de uma série de melhorias, no valor de R$ 500 mil, que estão sendo realizadas no Centro São Socioeducativo São Jerônimo, que incluem a cozinha, a quadra de esportes e o reservatório de água.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui