AgroWin conhece cooperativa centro-nordeste em Guanhães

Sindicato Rural participou da visita técnica

No dia 17 de maio, quatro agentes do setor de agronegócios do WIN (Workshop Itabirano de Negócios), estiveram participando da visita técnica que percorreu a segunda cidade, Guanhães. A finalidade foi de absorver experiências positivas, e nortear a implantação em Itabira da Central de Compras, ferramenta que pode minimizar os gastos do produtor rural, e disciplinar o mercado entre outros impactos positivos na cidade.

Anúncios

Evando Alevar, presidente do Sindicato Rural de Itabira, acompanhado de Mauro Ferreira, do escritório local da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), de Sérgio Amaral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômica, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, e de Fábio Saez, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, conheceram a Coopercentro (Cooperativa do Centro-Nordeste de Minas Gerais) em Guanhães.

Continue lendo após o anúncio

Os membros do seguimento de agronegócios do WIN depois de conhecer a associação de Canaã, se encaminharam para saber como funciona principalmente a parte jurídica da Coopercentro. As informações apuradas enriqueceram de novos conhecimento os participantes do AgroWin. A unidade conta frota própria de caminhões e carretas para encaminhar os insumos adquiridos. Um processo considerado profissional envolve a legalidade jurídica, aquisição de grande volume de ração para gado leiteiro, e outros ingredientes de consumo animal, como sal mineral.

Em Guanhães toda atividade de aquisição é realizada via cooperativa, até mesmo fertilizantes que causam custo significativo na produção do campo. O cooperado faz o pedido a Coopercentro, que realiza a compra do pacote diretamente com o fornecedor, para posteriormente repassar ao produtor através de logística própria. Em junho a equipe do AgroWin se reúne novamente para avaliar o modelo de gestão da Central de Compras ideal para o público de Itabira.

Entre os benefícios da ferramenta, provavelmente a ser implantada em curto espaço de tempo, são: preços mais acessíveis de insumos para o produtor como adubo e calcário, mesmo comprando unicamente por atacado, o comércio varejo pode sofrer impacto e melhorar os preços até mesmo para o consumidor comum, o que naturalmente ocorreu no mercado de adubo em Canaã e de rações em Guanhães, estimulando a leal concorrência.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui