Pedro Henrique de Lima Duque acompanhou os vereadores Nenzinho e André Viana

Alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Itabira, que participaram desde setembro do projeto “Autoridade por um Dia”, receberam certificados durante a reunião da Câmara Municipal, nessa terça-feira, 7 de novembro. Desenvolvido em duas etapas pela Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, o projeto tem como objetivo aproximar o Legislativo da classe estudantil, disseminando informações sobre o funcionamento da Câmara e o papel do vereador.

Na primeira fase, os estudantes – nove no total – participaram de uma oficina ministrada no Plenário e aprenderam, na teoria, como se sucedem os trâmites legislativos. Em seguida veio a parte prática: cada integrante acompanhou um dia da agenda de um vereador, dentro e fora do gabinete. As atividades incluíram reuniões ordinárias, visitas a comunidades e entrevistas à imprensa.

Luana Rayane Dias, que participou da agenda dos vereadores Neidson Dias Freitas (PP) e Reinaldo Soares Lacerda (PHS), gostou da experiência. “Aprendi muito com eles sobre o andamento dos projetos aqui dentro”, disse. Na opinião do vereador Reinaldo Lacerda, o “Autoridade por um Dia” é um projeto que deve ter continuidade. “Política é para pessoas sérias e precisamos da participação dos jovens”, declarou.

Para o presidente Neidson Freitas, iniciativas como esta fomentam o interesse da juventude pelos assuntos coletivos. “Com foco na educação e na formação dos jovens, teremos cidadãos cada vez mais conscientes e engajados nas causas sociais. Só assim vamos mudar a realidade do nosso país”, afirmou o presidente.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui