Os alunos das escolas Agnes Pereira Machado e João XXIII (do Morro D’Água Quente), em Catas Altas, visitaram recentemente a exposição “Encontro Marcado com Fernando Sabino” na Casa do Professor. A mostra fica aberta ao público até novembro, período em que a população também poderá pegar emprestado livros e DVDs de filmes do autor.

Além de conhecer de perto a exposição, os estudantes assistiram a um curta metragem baseado na crônica “Galinha ao molho pardo”.

As visitas tiveram como objetivo complementar o trabalho que está sendo feito em sala de aula, envolvendo a escrita, leitura e a arte. Desde a inauguração da exposição em maio, os alunos estão participando de várias atividades pedagógicas, culturais e artísticas inspiradas e adaptadas na obra do escritor. Eles tiveram acesso a livros, crônicas, contos, filmes de ficção, curtas, longas metragem e documentários dirigidos por Sabino.

A próxima etapa do projeto, será unir as produções dos alunos à mostra e exibi-las em um evento programado para o final do ano.

O projeto “Encontro Marcado com Sabino” é realizado em parceria pelos Ministério da Cultura, Instituto Cenibra, Instituto Ondular e Instituto Fernando Sabino e com apoio da Prefeitura e tem como objetivo incentivar os alunos à leitura através da obra do escritor mineiro.

Mais de 60 municípios já participaram do programa, que envolveu mais de 700 mil alunos desde sua criação em 2005. Em Minas Gerais, o projeto iniciou suas atividades em 2018 e já passou por seis cidades, contando com Catas Altas.

Fernando Sabino foi escritor, jornalista, editor e cineasta. Recebeu diversos prêmios, entre eles, o Prêmio Jabuti pelo livro “O Grande Mentecapto” e o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui