A barragem de Córrego do Sítio I também conta com torres de sirene (Gleison Chaves)

A AngloGold Ashanti reagendou, para os dias 25, 27 e 28 de fevereiro, a série de testes de seu sistema de sirenes de emergência de barragem Córrego do Sítio II, em Santa Bárbara. A ação seria realizada, originalmente, entre os dias 28 de janeiro e 1° de fevereiro, mas foi adiada, em respeito aos moradores para que o teste não fosse confundido com uma situação real, por causa do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho

O objetivo dos testes é avaliar o funcionamento do equipamento, parte do Plano de Ação Emergencial de Barragens de Mineração (PAEBM) da empresa. Trata-se de uma exigência legal para todas as empresas de mineração que possuem barragens. Assim, os moradores podem manter suas atividades normais durante o acionamento do alarme, sem necessidade de se deslocar do local em que estiverem.

Vale salientar que as barragens da empresa estão estáveis e não apresentam riscos. “Buscamos nos antecipar em relação às exigências legais. Nosso empenho está em trazer segurança e tranquilidade às comunidades que vivem próximas aos nossos barramentos”, salienta Guilherme Peixoto, gerente de Metalurgia da Unidade Córrego do Sítio da AngloGold Ashanti.

Córrego do Sítio I

A barragem de Córrego do Sítio I também conta com torres de sirene. Os testes serão realizados nas próximas semanas, com comunicação prévia à comunidade envolvida.

Encontros anteriores

Desde 2016 a AGA vem realizando encontros com a comunidade para apresentar o processo de gestão de barragens e tirar dúvidas sobre o procedimento de segurança. Em 2017 as ações foram intensificadas, incluindo reuniões sobre o PAEBM e visitas à barragem da empresa para conhecerem as estruturas. Em junho de 2018, moradores de Carrapato receberam o simulado e, em agosto, foi a vez da comunidade de Brumal. Já em outubro, a ação foi realizada na comunidade de Barra Feliz. O simulado para a comunidade de Sumidouro está programado para o primeiro semestre deste ano.

Veja a localidade e a data dos testes de cada torre de emergência:
25/02 (segunda-feira)
Torre 6 (próxima ao Haras – bairro Praia): 10h às 12h
Torre 5 (instalada na Serra – comunidade de Barra Feliz): 16h às 18h

27/02 (quarta-feira)
Torre 4 (em frente ao Supermercado Trevo, na comunidade de Barra Feliz): 10h às 12h
Torre 3 (Rua Carrapato – comunidade de Barra Feliz, próximo à casa do Lourival): 16h às 18h

28/02 (sexta-feira)
Torre 2 (próximo ao trevo da MSOL/Jaguar, na comunidade de Brumal): 10h às 12h
Torre 1 (próximo à barragem de CDS II – Próximo a ETA): 16h às 18h

Em caso de dúvidas, os moradores podem utilizar o canal gratuito de atendimento da AngloGold Ashanti: 0800 72 71 500 (de segunda a sexta-feira, no horário comercial). A empresa está sempre aberta ao diálogo e se põe à disposição da comunidade para quaisquer esclarecimentos.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui