Após 3 anos de expectativas, SIM é implantado pela Amepi

Sem custo adicional aos municípios, projeto vem beneficiar, diretamente, produtores e empresariado regional, provendo diversificação econômica e geração de emprego

O maior programa de desenvolvimento regional da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba – Amepi, foi oficialmente implantado hoje (12), em evento realizado na sede da Instituição em João Monlevade.

A primeira conversa dos prefeitos a tratar do Serviço de Inspeção Municipal – SIM ocorreu em Santa Bárbara, no dia 24 de abril de 2015. Três anos depois, em julho de 2017, a proposta foi estruturada, tendo a adesão dos prefeitos e o cumprimento de uma agenda de 26 encontros técnicos, todos ocorridos em 2017, para efetiva implantação.

A força-tarefa no ano passado, para implantação do projeto, é parte de uma nova metodologia de trabalho que tem readequado a estrutura administrativa da Instituição, trazendo uma nova dinâmica às funcionalidades da Amepi.

O projeto, custeado pela Amepi, se estabelece através do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba – Consmepi, que ganhou equipe estruturada e um veículo 0 Km para promover seu pleno funcionamento. Para o Presidente da Amepi, também representante do Consmepi, a ação de hoje foi pautada no associativismo e cooperativismo. Tendo a iniciativa privada como seu maior público, para ele, “a ação se fez sob o pilar da administração pública, orientada pelos prefeitos que deram importância à atividade para toda a região”. Segundo Leris Braga, essa união dos prefeitos é que é capaz de ultrapassar o serviço público de cada cidade.

O presidente ainda acrescenta que “a sustentabilidade do projeto garante ao produtor rural a dimensão do crescimento do seu negócio e da abertura do seu mercado, permitindo, também, o compartilhamento de outros mercados. Todos tem a oportunidade de sair da sua dimensão territorial, ofertando um produto certificado, garantindo o cuidado da sua produção, em especial, em um contexto de extrema crise econômica.”

Para ele, “hoje, então, fica marcado como o dia da implantação que vai trazer dividendos econômicos, sociais e de desenvolvimento para toda a região, trazendo inspiração para outras regiões.” O Presidente, também prefeito de Santa Bárbara, encerrou suas palavras agradecendo a todos, destacando a chegada de novos prefeitos para celebrar a representatividade do momento de hoje.

O Consultor do SIM, Leandro Moyano destacou, em suas palavras, que “esse é um dos programas mais complexos da administração pública. Dos 52 consórcios mineiros, o segundo que está entrando de fato, seguindo a regra, com vista ao Selo Federal, é o da região da Amepi. O projeto iniciou com oito municípios e em seis meses conseguimos dobrar a participação.” Leandro encerrou seu pronunciamento destacando e agradecendo a forma como o presidente Leris Braga conduziu a implantação do serviço.

Justificando a inserção do SIM no mercado, sabe-se que ele permitirá a regularização da produção, profissionalizando o negócio do empreendedor; garantindo a qualidade dos produtos feitos e comercializados nos municípios; agregando valor a eles; além de garantir segurança ao cliente no consumo de carnes, leite, queijo, ovos, mel e demais produtos de origem animal.

Após a cerimônia, o diretor geral do IMA, Marcílio de Souza Magalhães, esteve presente selando a assinatura do Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre o Consmepi e o Instituto Mineiro de Agropecuária.

Estiveram presentes, na ocasião, o novo secretário executivo José do Rosário Coimbra, a diretora de Programas de Desenvolvimento Regional, Marilda Santiago, a gerente do Consmepi, Flávia Domingues, o veterinário do SIM, Roger Alvarenga, secretários, vereadores e produtores dos municípios da região, além dos prefeitos Ailton Guimarães Rosa (Nova União), Dário Ferreira Motta (Bom Jesus do Amparo), João Batista Mateus de Moraes (Alvinópolis), João Bosco Coelho (Dom Silvério), José Alfredo de Castro Pereira (São Domingos do Prata), Jorge Antônio de Sá (Santo Antônio do Rio Abaixo), Raimundo Menezes de Carvalho Filho (Ferros) e Reinaldo das Dores Santos (Santa Maria de Itabira).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui