ArcelorMittal e Prefeitura entregam obra de recuperação da cratera no Bairro Areia Preta

Os valores gastos pela ArcelorMittal serão debitados através do IPTU da empresa nos próximos três anos, baseados no valor do imposto deste ano

O prefeito Teófilo Torres e o gerente da usina de João Monlevade, Marco Antônio, cortaram a fita inaugural de entrega da obra

A empresa ArcelorMittal Monlevade entregou na tarde desta terça-feira (13), a obra de recuperação do trecho da Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Areia Preta, onde em dezembro de 2013 abriu uma erosão provocada pelas fortes chuvas que caiu sobre a região naquele ano. A cerimônia de entrega da obra ocorreu no local onde ocorreu o incidente.

O valor total dos reparos ficou em torno de R$2 milhões, que serão debitados através do IPTU da empresa nos próximos três anos (2017, 2018 e 2019), baseados no valor do imposto deste ano.

O gerente Marco Antonio de Macedo Bosco, Diretor de Operações Siderúrgicas da ArcelorMittal Brasil, fez a entrega oficial ao prefeito Teófilo Torres (PSDB) e em seguida foi assinado um termo oficializando o ato.

Dezenas de moradores do bairro, assessores da prefeitura e da empresa, marcaram presença no evento que durou cerca de 40 minutos.

Marco Antônio destacou a importância da parceria com a Prefeitura. “Costumo dizer que temos que ser bons vizinhos que a gente tem como empresa inserida no município, é uma alegria dar uma contribuição dentro de um trabalho de parceria. Há de louvar e reconhecer a posição do prefeito Teófilo Torres de uma condução muito honesta nesse tema, desde o princípio em assumir que a responsabilidade enquanto prefeitura. O prefeito não tem muita autonomia de por dinheiro onde ele quer, porque tem que aplicar obrigatoriamente em outras áreas. Então entendendo essa responsabilidade foi possível compor uma ação conjunta, assumindo o custo inicial e depois ter o ressarcimento mais a frente através do IPTU, e essa economia reverte em benefício para a comunidade. Então é um exemplo de um bom trabalho realizado a quatro mãos, com uma boa intenção de ambas as partes, o que gera o sucesso desse empreendimento”, disse Marco Antônio.

Teófilo Torres ressaltou a importância da parceria, inédita, com a ArcelorMittal. “Isso é fruto de uma convivência de transparência e de respeito, tanto por parte da Prefeitura quanto da ArcelorMittal. Isso foi determinante para que pudéssemos realizar essa obra importante, não só para os moradores do bairro Areia Preta, mas também de toda a população de João Monlevade que passa por aqui. Temos que agradecer a ArcelorMittal por ter sido parceira da Prefeitura nesse empreendimento. Como o Marco Antônio lembrou, desde o início fomos bem transparentes com essa situação. Licitamos o projeto dessa obra, tentamos buscas recursos junto aos governos, Estadual e Federal, para financiar os recursos através do BDMG, mas em todas essas tentativas não obtivemos sucesso. A partir daí, depois de uma conversa muito franca e honesta com a Arcelor e com a Câmara Municipal, que aprovou o Projeto, conseguimos chegar a esta parceria. Então ficamos muito felizes ao ver que esse projeto saiu do papel e hoje podemos entregar junto com a ArcelorMittal essa obra. Espero que novas parcerias, além das que já existem com a empresa, possam ser feitas nos próximos anos seja qual for o novo gestor a partir do ano que vem. Meus sinceros agradecimentos a Arcelor por ter confiado na nossa gestão e na nossa equipe”, disse o prefeito.

Após os pronunciamentos foi assinado um termo de entrega de obra civil, da ArcelorMittal para a Prefeitura de João Monlevade, de acordo com os procedimentos estabelecidos no termo de parceria e com o laudo de vistoria técnica assinado pelas equipes técnicas da usina e da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura.

Em seguida Marco Antônio e Teófilo Torres cortaram uma fita inaugural da obra.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui