ArcelorMittal propõe revezamento de laminadores durante a semana

Com a nova proposta, TL1 e TL2 voltam a funcionar nos finais de semana

Após dez meses de mudança nos turnos de funcionamento dos trens laminadores 1 e 2 (TL1 e TL2), a ArcelorMittal pretende realizar novas alterações no regime de trabalho dos operários da laminação em João Monlevade.

De acordo com a nova tabela de revezamento, apresentada pela empresa ao Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal), a siderúrgica pretende manter as interrupções da produção dos laminadores durante a semana, às terças, quartas, quintas e sextas-feiras. Sendo assim, às terças e quartas-feiras, o laminador 1 ficará parado. Já nas quintas e sextas-feiras, o laminador 2 seria paralisado. Na proposta da siderúrgica, a produção seria retomada aos sábados e domingos.

Desde janeiro deste ano, em acordo com o Sindicato, as operações dos laminadores 1 e 2 ficaram paralisados nos finais de semana. O objetivo da empresa com a tabela de revezamento era diminuir a produção em 30%, até que a demanda pelo produto da Usina de Monlevade tivesse uma melhora. De acordo com a siderúrgica, mensalmente, a unidade local produz 100 mil toneladas de laminados. O laminador 3 ainda não entrou em funcionamento.

A proposta da empresa não foi bem aceita pelo Sindicato, já que, segundo a entidade, os trabalhadores preferem as folgas nos finais de semana, como vinha sendo feito desde janeiro, com a nova tabela adotada. Em contraproposta, o Sindmon-Metal enviou uma sugestão para a siderúrgica, em que a cada 40 dias os trabalhadores dos laminadores 1 e 2 também folguem aos fins de semana. A empresa ficou de examinar a proposta.
Na manhã desta sexta-feira (20), a ArcelorMittal e o Sindmon-Metal irão se reunir para discutir o assunto.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui