Artistas apresentam pinturas a óleo em exposição conjunta no BDMG Cultural

Belo-horizontinos abrem a temporada 2016 do programa Mostras BDMG. Obras ficam expostas até o dia 2 de novembro

Na próxima sexta-feira (30/9), o BDMG Cultural inaugura a temporada 2016 do seu programa de artes visuais, Mostras BDMG. Quem abrirá esta nova edição serão os artistas Lucas Emanuel e Sabrina Hemmi, selecionados pela comissão julgadora. A dupla apresentará pinturas a óleo, em exposições que compartilharão o mesmo espaço.

A abertura será realizada na Galeria de Arte BDMG Cultural, às 19h. A exposição estará aberta à visitação de 1º de outubro a 2 de novembro, diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Às quintas-feiras, a galeria funciona em horário estendido, até às 21h.

Este ano, os responsáveis por selecionar os dez artistas que apresentarão suas exposições na Galeria de Arte BDMG Cultural foram Marco Paulo Rolla, Patrícia Franca Huchet, Sandra Bianchi e Tibério França.

A temporada seguirá de setembro de 2016 a julho de 2017, com trabalhos em diferentes técnicas e temas. “Levamos em consideração a diversidade das propostas e o equilíbrio de linguagens para gerar maior interesse do público”, afirma Marco Paulo Rolla.

Ao todo, foram escolhidas duas obras individuais e cinco coletivas. Algumas coletivas, como no caso de Lucas Emanuel e Sabrina Hemmi, foram opção da comissão julgadora. “Este ano foram muitas inscrições e tivemos que escolher essas coligações para contemplar um maior número de artistas, respeitando, é claro, as temáticas e técnicas”, explica Marco Paulo Rolla.

Lucas Emanuel e Sabrina Hemmi compartilharão o espaço da galeria com suas pinturas a óleo e com temáticas particulares que revelam a forma como cada um percebe a natureza-morta por meio dos objetos cotidianos. Lucas Emanuel apresentará Caça, a Raposa, enquanto Sabrina Hemmi mostrará Quase presenças.

 Caça, a Raposa – Lucas Emanuel

Iniciado em 2012, o trabalho do artista reúne pinturas a óleo que retratam a natureza-morta, bodegon, termo em espanhol que representa o gênero. São imagens observadas pelo artista e que revelam em forma de pintura o seu entorno, um cotidiano vivido por Lucas e registrado em pinceladas e cores.

Lucas é belo-horizontino, e de 2008 a 2011 trabalhou com grafites. A partir de 2012, iniciou o curso livre de pintura da Escola Guignard (Uemg), sob orientação de Francisco Magalhães. “Caça, a Raposa” é sua primeira exposição.

 Quase Presenças – Sabrina Hemmi

Sacolas de plástico azul translúcido ocupam as telas da artista. Na outra, um tecido vermelho cobre um objeto retangular. Vê-se lonas pretas dobradas, um pano amarrotado no chão, uma mochila largada. Nesta exposição, Sabrina Hemmi explora o caimento, as dobras e as pregas de tecidos que, em outros tempos, vestiam as figuras pintadas ou esculpidas.

“Hoje, o apego a valores materiais e estéticos, bem como a fixação na utilidade e na capacidade de gerar produto limita nossas percepções. Por meio da imagem dos objetos simples despojados de suas funções cotidianas, as nossas definições preconcebidas escapam, abrindo espaço para a construção de novos sentidos”, explica Sabrina.

Pós-graduada em artes plásticas e contemporaneidade pela Escola Guignard (Uemg), Sabrina participou de projetos multidisciplinares que articulavam artes visuais, literatura e ciências humanas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Estudou pintura e modelagem na Escola de Belas Artes da UFMG. Realizou diversas exposições individuais e coletivas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 BDMG Cultural

O BDMG Cultural é um instituto que há 27 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida.

Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

 Serviço:

Galeria de Arte BDMG Cultural apresenta “Caça, a Raposa”, de Lucas Emanuel, e “Quase Presenças”, de Sabrina Hemmi

Abertura: 30 de setembro, às 19h

Visitação: 1º de outubro a 2 de novembro, diariamente (inclusive sábados, domingos e feriados), das 10h às 18h. Às quintas-feiras, o horário é estendido até às 21h

Endereço: Galeria de Arte do BDMG Cultural – Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes

Entrada: gratuita

Mais informações: (31) 3219-8486

Publicidade