Barão de Cocais implanta arteterapia em unidades do PSF

O município de Barão de Cocais implantou atividades de arteterapia em unidades do PSF municipal. A novidades caracteriza-se pelo uso da linguagem artística, por meio do desenvolvimento de atividades criativas ligadas a arte, não verbais, como desenho, pintura e modelagem.

Anúncios

Usuários do PSF Andaime estão com uma nova modalidade terapêutica de aprendizagem a disposição na unidade. Trata-se da ‘Arteterapia’, que foi implantado em março de 2018 como um pré-projeto, sob coordenação da psicóloga, Maria Dorinha, agentes comunitários e equipe de enfermagem do PSF Andaime, já colhem resultados da iniciativa.

Continue lendo após o anúncio

O PSF do Bairro Garcia está realizando, semanalmente, encontros com pacientes atendidos pela unidade dentro das atividades ligadas ao projeto Arteterapia.

“Existe também um estímulo mental dos participantes com o uso da criatividade, iniciando-se um processo auto valorativo de recuperação e manutenção da auto estima, como também, a importância da contribuição sócio cultural do indivíduo que participa de trabalhos de arte-integrativa ou mesmo contribuições individuais, como parte de uma preservação histórica e pessoal”, explica os responsáveis pela coordenação do projeto.

Saiba mais

A iniciativa da arteterapia promove ainda a sociabilidade de seus participantes, facilitando os relacionamentos interpessoais e a aquisição de novos amigos. Trabalha a cognição, através das experiências pessoais, melhorando a coerência do pensamento e expressão verbal, promove a aceitação dos limites do envelhecimento, bem como da doença em si. Além disso, facilita o relacionamento familiar, aumenta a autoestima, oferecendo possibilidades de aceitação e superação dos problemas e diminuição da taxa de reinternação.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui