
Nesta segunda-feira (18), às 10h, na Quadra do Cras (rua Joaquim do Carmo Gonçalves, 674, bairro São Miguel), será realizado um debate público sobre a situação das barragens na cidade.
O evento é aberto à comunidade e vai discutir também a reparação integral dos danos causados pela interdição da Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale.
Com isso, desde o dia 8 de fevereiro, a Agência Nacional de Mineração determinou a retirada de moradores das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas por causa de risco. Os evacuados foram realojados em hotéis e casa de parentes.
Reuniões
Nesta semana, o prefeito de Barão de Cocais, Décio dos Santo, se encontrou com o senador de Minas Gerais, Carlos Viana, o diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Eduardo Araújo de Souza Leão, e os deputados federais Júlio Delgado e Padre João.
Em comum, as reuniões tiveram como pauta o cenário atual de Barão de Cocais. Com o senador mineiro e o diretor da ANM, o chefe do Executivo cobrou mudanças na legislação para que o município possa receber a compensação financeira por abrigar barragens em seu território. Segundo o prefeito Décio, “atualmente, não há qualquer retorno por isso, apenas o ônus de riscos iminentes para a cidade e a população”.