Barão de Cocais regulamenta vagas de estacionamento para deficientes e idosos

O Prefeito de Barão de Cocais, Décio Santos, assinou o decreto de nº 105 de 26/04/18, que dispõe sobre a Regulamentação da Lei Municipal nº 1834/2018, que trata da regulamentação sobre vagas de estacionamento privativas ,destinadas exclusivamente para deficientes físicos e idosos, existentes na cidade.

A Prefeitura, através da Secretaria de Obras, está se adequando as determinações do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). O estacionamento reservado é um direito que deve ser observado para permitir que os cidadãos tenham seus direitos constitucionais de ir e vir compatíveis com sua condição física.

Considerando o disposto na Lei Federal 10.741/2013 , sobre o Estatuto do Idoso, assegura a reserva de 5% de vagas em estacionamento público para serem utilizados por essas pessoas.

Como solicitar e usar a credencial

Para utilização das vagas especiais haverá a necessidade de cadastro e credenciamento prévio. A Secretaria Municipal de Obras é que deferirá sobre o pedido, o “Formulário de Cadastro” da Credencial se encontra disponível no site da prefeitura para impressão.
Os interessados, de posse da documentação necessária para efetuar seu cadastro, deverão procurar a Delegacia de Policia Civil, localizada na avenida Getúlio Vargas (próxima a Gerdau), que emitirá a credencial.

Quem tem direito às vagas especiais

– Idosos com 60 anos ou mais, residentes em Barão de Cocais (critérios estabelecidos em Lei 1.834/2018) e no regulamento.
– Pessoas portadoras de deficiência e/ou com dificuldade de locomoção.
De acordo com o decreto o candidato deverá solicitar ,pessoalmente, ou por meio de procuração, a credencial, junto ao Setor de Protocolo da prefeitura apresentando no ato do da solicitação os seguintes documentos:

– Formulário de solicitação (Cadastro da Credencial) já devidamente preenchido
– Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
– Cópia do Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone) atualizado.
– Cópia Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)

FIQUE SABENDO

O uso da credencial torna-se obrigatória em todas as vagas reservadas. Os veículos estacionados, de acordo com o decreto, deverão portar identificação em local visível para vias de fiscalização.

O decreto também estabelece que, constatada quaisquer irregularidades serão adotadas medidas administrativas e judiciais, que poderão incluir a não renovação da credencial, ou sua suspensão, em ambos os casos, pelo prazo máximo de seis meses, ou cancelamento do benefício.

AS VAGAS

Serão determinadas a reserva de 2% (dois por cento) do total de vagas regulamentadas de estacionamento aos veículos que transportem pessoas portadoras deficiência física e/ou com dificuldades de locomoção. Além da utilização nas vagas reservadas em vias públicas, a credencial também servirá de referência para utilização em estabelecimentos particulares que reservem esses tipos de vagas específicas. Os locais destinados serão sinalizadas através de contendo toas as informações necessárias.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui