Barão de Cocais tem dois casos suspeitos de sarampo

Dois casos suspeitos de sarampo são investigados na  cidade de Barão de Cocais. Nessa segunda-feira (2), a prefeitura da cidade emitiu nota oficial sobre o assunto e apontou que os possíveis doentes são crianças. Ainda conforme informações da administração municipal, o material genético dos pacientes foi coletado e encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed). O diagnóstico positivo ou negativo para os casos só pode ser dado após divulgação do resultado dos exames.

Um dos casos suspeitos de sarampo foi registrado no PSF do distrito de Cocais e o outro no PSF São João Batista. As duas crianças estão em tratamento médico no hospital da cidade.

Uma terceira suspeita de sarampo foi apontada e notificada no PSF Centro. O paciente foi isolado durante quatro horas, mas o caso foi descartado pelos profissionais de saúde.

A prefeitura ressaltou que o município está intensificando a vacinação contra o sarampo. O público-alvo para vacina tríplice viral são pessoas de 1 a 49 anos de idade. As pessoas que já foram vacinadas não precisam se imunizar novamente.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus, que é transmitido de uma pessoa para a outra por meio de secreções (espirro, beijo etc.). Os principais sintomas do sarampo são: febre, manchas avermelhadas pelo corpo, coceira, tosse, coriza e conjuntivite. A recomendação é que a pessoa que apresente febre, manchas e um ou mais dos demais sintomas vá ao médico, em especial as crianças, que têm o sistema imunológico mais frágil. A principal forma de prevenir a doença é a vacinação

Minas Gerais

Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou quatro casos de sarampo em pessoas que moram em Minas. Os pacientes residem nas cidades de Betim (a suspeita é que o homem contraiu a doença na Europa, onde esteve recentemente), Contagem (trata-se de um rapaz que veio para Minas Gerais de Pernambuco), Belo Horizonte (o bebê de 1 ano esteve em Carmópolis de Minas e em Contagem) e novamente na capital mineira (a adolescente de 13 anos esteve em Porto Seguro e Almenara).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui