A barragem Doutor, da mina de Timbopeba, em Ouro Preto (MG), teve seu nível de emergência reduzido de 2 para 1, nesta terça-feira (18/05). A mudança, que atesta o aumento da segurança e estabilidade da estrutura, é resultado de uma série de ações que vêm sendo realizadas pela Vale nos últimos meses, entre elas, investigações geotécnicas, manutenção do bombeamento para reduzir o nível de água do reservatório e obras de melhoria na ombreira esquerda, uma das laterais da barragem. Essas ações foram acompanhadas e atestadas pela consultoria técnica responsável.

A redução do nível de emergência foi protocolada junto aos órgãos competentes, conforme diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e na legislação brasileira, e reportada à Agência Nacional de Mineração (ANM) e à auditoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Apesar do aumento de segurança para a comunidade de Antônio Pereira e da Vila Residencial Antônio Pereira, as famílias da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Doutor que foram removidas permanecerão realocadas preventivamente até que seja concluído o processo de descaracterização da estrutura.

A barragem Doutor é monitorada 24 horas por dia pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e recebe inspeções regulares de equipes internas e externas. A Vale continuará atuando fortemente no atendimento às melhores práticas internacionais de engenharia, tendo como foco, sempre, a segurança das pessoas que trabalham e vivem no entorno da estrutura.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui