Belo Horizonte recebe pela segunda vez os cursos de qualificação do Programa Capacita Suas, realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social. A aula inaugural será ministrada pela secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, no dia 3 de outubro, às 13 horas, no Centro Universitário UNA – Campus Aimorés, Rua Aimorés, 1451, Funcionários.

As primeiras turmas de BH foram formadas em 19 de setembro, com um total de 66 vagas para dois cursos. Desta vez, serão oferecidas 60 vagas para o curso de “Gestão Financeira e Orçamentária do Suas” e 66 vagas para “Atualização Sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas”.A capacitação é dedicada aos trabalhadores e gestores do Suas e conselheiros da Assistência Social.

O primeiro curso será desenvolvido pela doutoranda em Serviço Social (PUC/RJ-2014)e membro do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social (NIEPSAS-PUC/Rio), Helena Ferreira de Lima. Já o curso de Proteção Social Básica será executado pela doutora em Serviço Social (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e ex-secretária Nacional de Assistência Social de Assistência Social (2010 a 2011), Maria Luiza Amaral Rizzoti.

As vagas do polo de capacitação de Belo Horizonte são divididas entre os municípios de Baldim, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo e Vespasiano, além da capital.

Em outubro, além de Belo Horizonte, O Capacita Suas será instalado nos polos de Montes Claros, Teófilo Otoni, Timóteo e Muriaé, com a oferta de 484 novas vagas.

 

CAPACITA SUAS – OUTUBRO 2016  
Polo de capacitação Curso Vagas Aula Inaugural
Belo Horizonte Atualização PSB do Suas 66 3 de outubro
Gestão do Suas 60
 

Montes Claros

Gestão do Suas 2 X 36  

17 de outubro

Atualização PSB do Suas 2 X 36
 

Teófilo Otoni

Gestão do Suas 32  

17 de outubro

Atualização PSB do Suas 32
Timóteo Gestão do Suas 34  

17 de outubro

Atualização PSB do Suas 34
Muriaé Gestão do Suas 2 X 41 17 de outubro

 

 

O programa de capacitação de trabalhadores e gestores do Suas e conselheiros da Assistência Social, Programa Capacita Suas, chega ao terceiro mês de atividade em Minas Gerais. Em agosto, a Sedese abriu 12 turmas, com 470 vagas, em oito polos de capacitação (Paracatu, Varginha, Araçuaí, Patos de Minas, Poços de Caldas, Almenara, Passos e Ituiutaba). Em setembro, foram formadas mais 25 turmas em 12 polos, com 996 vagas (Uberlândia, Salinas, Belo Horizonte e São João Del Rey).

Até o final do ano, nos dois cursos serão oferecidas 3.496 vagas, em 21 polos de capacitação. Os cursos são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração cada um, e estão divididos em duas fases. A primeira acontece no segundo semestre de 2016. A segunda fase será em 2017 e 2018, com os cursos Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas; Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas; e Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial.

Capacita Suas

O Capacita Suas é um programa que funciona em todo o território brasileiro com conteúdos nacionais, e em Minas Gerais foi ajustado à realidade dos municípios e do estado. A questão da gestão financeira, por exemplo, é um conteúdo nacional adaptado às especificidades mineiras. Minas é um dos poucos estados que autorizam a utilização de recursos públicos, por parte da prefeitura, no custeio e investimento.

Já o tema da Proteção Social Básica se justifica pelo caráter preventivo. Os dois cursos configuram duas prioridades do governo estadual: melhorar a gestão financeira e ter ações que façam a prevenção na Assistência Social em Minas Gerais.

O cronograma, o material pedagógico, a relação dos polos de capacitação e a lista de municípios contemplados com hospedagem podem ser acessados em http://social.mg.gov.br/component/gmg/page/3440-curso_capacita_suas.

Em Minas Gerais, o Capacita Suas integra o Eixo 2 – Capacitação Continuada – do Programa Qualifica Suas. Em agosto teve início a primeira fase do Capacita Suas, com a oferta de dois cursos. Para 2017 e 2018 estão previstos outros três cursos: Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas; Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas; e Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial.

Inserido no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG – 2016/2019), e com a parceria da Fundação João Pinheiro (FJP) e Associação Mineira de Municípios (AMM), o Programa Qualifica Suas propõe um conjunto de ações planejadas e coordenadas, em busca de qualificação e capacitação continuada dos gestores sociais e trabalhadores do Suas, da melhoria dos indicadores do sistema, o alcance das prioridades e metas de aprimoramento pactuadas, à adequação da gestão e do provimento de serviços e benefícios às normativas da política públicae a melhoria da qualidade dos serviços e benefícios socioassistenciais ofertados à população em situação de vulnerabilidade e risco social em Minas Gerais.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui