Bombeiros de Ipatinga participam de treinamento para período das chuvas

Militares do 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Ipatinga, participam do Treinamento de Preparação para atuação em ocorrências do período chuvoso. O curso é ministrado pelo Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), através da Companhia de Busca e Salvamento (CBS) e realizado no 5º COB/6º BBM/ PEMAD – Governador Valadares.

A intenção é que os bombeiros estejam preparados para atuar de maneira preventiva para os efeitos decorrentes das chuvas, tais como: inundações, escorregamentos, alagamentos, dentre outros.

Em Minas Gerais o período de outubro a abril é caracterizado por chuvas significativas, causadas devido à passagem de frentes frias pelo litoral da região Sudeste do país. Na área do 5º COB, as regiões dos Territórios do Caparaó, Vale do Aço e Vale do Rio Doce apresentam os maiores volumes de chuva.

Em algumas ocasiões, a atuação desses sistemas pode provocar volumes significativos de chuvas, fortes rajadas de vento causando transtornos à população, como queda de árvores, danificação da rede elétrica e alagamentos. A partir do mês de outubro, o aquecimento diurno também favorece a ocorrência de pancadas de chuvas no fim da tarde.

O Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta à Desastres (BEMAD) é a unidade especializada responsável pelos atendimentos de ocorrências de alta complexidade envolvendo ações de busca e salvamento, produtos perigosos, incêndios florestais e utilização de cães nos diversos tipos de ocorrências no CBMMG.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui