Cadeirante é impossibilitado de usar banheiro do velório; lugar serve como depósito

O banheiro público destinado a portadores de necessidades especiais e de mobilidade reduzida, no Velório Municipal de João Monlevade, está sendo usado como depósito de materiais de limpeza. O fato ocorre há algum tempo e foi denunciado à redação do site O Popular, no final de semana, pela família do cadeirante Aurestes Moreira, de 72 anos.

O idoso estava no Velório devido à morte do pai dele quando sentiu necessidade de usar o banheiro. Ao ser encaminhado ao lugar, teve a sua entrada impedida sob alegação de que as instalações estariam inutilizadas e a válvula do vaso sanitário com problemas. Inconformada com a situação, a filha do cadeirante, a técnica em enfermagem Lúcia Anunciação da Silva, de 35 anos, pediu que a porta do banheiro fosse aberta para que vissem o que ocorria no cômodo. Ela fotografou dezenas de materiais de limpeza no local e o vaso sanitário obstruído.

Em contato com a redação do Popular, Lúcia desabafou: “toda vida o meu pai teve dificuldade para acessar alguns serviços devido a falta de acessibilidade. Ele constante mente se depara com desprezo e dificuldades. Preciso reclamar porque estou engasgada com a situação”.

Aurestes Moreira é sapateiro e mora no bairro Belmonte. Ele é um dos fundadores da Associação Cooperação e Integração dos Portadores de Deficiência de João Monlevade (Acinpode). Procurado, o atual presidente da entidade, Elias Gonçalves, disse que não tinha conhecimento da situação do banheiro do Velório Municipal. Ele informou que encaminharia um ofício à Prefeitura pedindo reparos.

O vice-prefeito de João Monlevade, Fabrício Lopes (MDB), também se manifestou e alegou que tão logo recebeu a denúncia determinou que o sanitário fosse reativado. Também em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que “conforme a Secretaria de Obras, o banheiro para deficientes está em funcionamento. A secretaria informou ainda que a caixa acoplada ao vaso foi trocada recentemente. Na oportunidade, manifestou que, ainda essa semana, uma outra rampa de acesso será colocada, dessa vez, próximo à entrada do banheiro para melhorar ainda mais o acesso”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui