O inverno termina na madrugada de domingo para segunda-feira e o fim da estação será marcado por uma onda de calor extremo, principalmente nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste. As temperaturas vão ficar em torno de 40 graus nestas quinta e sexta-feiras.

O levantamento foi feito pela Climatempo Meteorologia. Campo Grande e Cuiabá vêm registrando 40 graus desde o começo do mês. Inclusive, Cuiabá teve anteontem o dia mais quente dos últimos 108 anos, com 42,6 graus, na medição feita às oito horas da noite.

Publicidade

A previsão é de que em Goiânia a temperatura também chegue a 40 graus, a maior desde 1937, um recorde em 82 anos. Brasília pode ter máxima de 35 graus até domingo. Se isso ocorrer, será o dia mais quente dos últimos quatro anos, sem contar com a seca. O Distrito Federal entrou em estado de emergência porque a umidade relativa do ar está abaixo de 10%.

O mesmo deve ocorrer em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em Minas não faz tanto calor desde 1988 e, no Rio, a última vez que os termômetros marcaram 40 graus foi em janeiro. O calor em São Paulo pode subir até 36 graus, a temperatura mais alta desde 1943, ou seja, em 76 anos.

Só no domingo uma frente fria deve amenizar o calor no Centro-Sul do país, pelo menos no começo da semana que vem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui