Câmara de Itabira reinaugura projeto de educação para a cidadania

Nesta terça-feira, participaram da “Visita Orientada” os alunos da Escola Antonio Linhares Guerra

A reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira nesta terça-feira, 16 de outubro, contou com a participação de diversos alunos da Escola Estadual Antonio Linhares Guerra. A atividade faz parte do projeto “Visita Orientada”, desenvolvido pela Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, cujo objetivo é contribuir para a educação política e cidadã de crianças, jovens e adolescentes.

Antes de começar a reunião, os vereadores deram boas-vindas aos visitantes, fizeram uma breve apresentação e falaram sobre o papel do Poder Legislativo no município. O presidente Neidson Dias Freitas (PP) afirmou que iniciativas como o “Visita Orientada”, o “Câmara Escola” e o “Parlamento Jovem” contribuem para uma sociedade mais justa e responsável. “Com 16 anos vocês já podem votar. Com 18, são obrigados a votar. Então é fundamental que estejam conscientes e bem informados”, disse.

Outros vereadores elogiaram a iniciativa e ressaltaram o entusiasmo dos professores e alunos. Nesta primeira fase, cerca de 50 estudantes participaram. Até o final do ano, outras escolas participarão do projeto.

Pauta do dia

Um projeto da Prefeitura que cria em Itabira o transporte receptivo foi aprovado em segundo turno por unanimidade nesta terça-feira. A proposta visa fomentar a diversificação econômica do município por meio do turismo, ao integrar os diversos atrativos urbanos e rurais. De acordo com o texto, o transporte poderá ser feito por meio de ônibus, micro-ônibus, jardineiras, vans ou carrinhos elétricos e deverá contemplar a sede e os distritos. A concessão para a exploração do serviço será por licitação na modalidade concorrência pública.

Reunião de comissões

A pedido do vereador André Viana Madeira (Pode), vice-presidente da Câmara, a reunião de comissões desta semana foi adiada para a próxima segunda-feira, 22 de outubro, às 14 horas. O objetivo é possibilitar a participação dos vereadores itabiranos na audiência pública que ocorrerá em Governador Valadares nesta quinta-feira 18 para tratar da renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) por mais 30 anos. A audiência promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) será das 14 horas às 18 horas, no auditório do Univale.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui