Câmara de São Gonçalo presta homenagem pelos 100 anos de dona Rita

Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo (Arquivo/OP)

A senhora Rita Augusta Bicalho, será homenageada pela Câmara de Vereadores de São Gonçalo do Rio Abaixo, pelos seus 100 anos de vida. A honraria será concedida no próximo dia 25, quatro dias antes do aniversário da centenária. O evento está agendado para as 17h30, na sede do Legislativo.

Dona Rita nasceu em São Gonçalo e casou-se com José Rafael Bicalho (Zezito). Eles moravam na Fazenda do Carrapato, onde tiveram 12 filhos, sendo que criou nove: Ludovice, Hebe, José Agostinho (Teté), Ignês, Paulino, Geraldo, Maria das Graças (Cicinha), Mônica e Imaculada. E a família se completa com os 24 netos, 22 bisnetos e 01 Tataraneta.

Além de cuidar dos filhos, Rita fazia quitandas, ajudava na colheita do café, cuidava da horta e das galinhas e costurava. Trabalhava ativamente na fabricação de farinha e polvilho, que também eram fonte de renda da família. Considerada uma pessoa caridosa, Rita ajudou muito as pessoas necessitadas que viviam na comunidade.

Em meio a vários desafios e dificuldades, com sua personalidade forte e sua experiência de vida, Rita Augusta se preocupou em criar os filhos com valores e princípios morais, dentro dos preceitos da Igreja Católica, sendo um grande exemplo de justiça, honestidade e religiosidade. Nas festas religiosas, principalmente na Igreja de Santa Rita, se empenhava para ajudar a organizar a festa, e chegou a preparar muitos leilões.

Como mãe, avó e bisavó, dedicou sua vida à família. Sua simplicidade no modo de vida e sua amizade em relação aos familiares e às pessoas da comunidade, a fez conhecida e admirada por muitos na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Após perder seu esposo Zezito, dedicou o seu tempo aos trabalhos manuais, bordando e fazendo crochê. Hoje, agradece a Deus diariamente por estar viva e lúcida.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui