Na tarde desta terça-feira, 9, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo promoveu uma palestra sobre a saúde da mulher. A atividade faz parte da Campanha Outubro Rosa, dedicada para alertar as mulheres sobre o câncer de mama.

A ginecologista Valéria Maria Moreno Jacintho falou dos cuidados que as mulheres devem ter com a saúde, principalmente sobre a importância dos exames preventivos e do auto-exame da mama. “Quanto mais cedo for diagnosticado algum nódulo, maiores são as chances de cura”, falou.

Todas as participantes da palestra receberam na entrada do evento um laço cor de rosa, símbolo da Campanha.

 Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, as chances de cura são maiores.

Para isto, é preciso que a mulher faça com frequência o autoexame. Se sentir algum nódulo ou alteração na mama, a mulher deve procurar um médico para que possa ser feito exames mais detalhados. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença.

A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui