Vereadores pediram que a mineradora Juguar invista na Santa Casa

Os vereadores tiveram reuniões ontem, 30, com representantes da Jaguar Mining e AngloGold Ashanti, no plenarinho da Câmara Municipal, para discutir assuntos ligados à situação das duas mineradoras em Santa Bárbara. Temas como a geração de emprego e os projetos sociais – principalmente nas comunidades onde estão inseridas as mineradoras -, foram debatidos. Além da atenção para com os distritos Barra Feliz e Brumal, os vereadores foram unanimes em afirmar que as duas empresas – que exploram ouro no município – deveriam ter uma atenção especial com a Santa Casa Nossa Senhora das Mercês.

Nas duas reuniões foi debatido a geração de emprego e o pedido de apoio financeiro para a Santa Casa. Os pedidos de apoio financeiro para melhoria no Pronto Atendimento foram bem recebidos pelos representantes da AngloGold e Jaguar.

Na parte da manhã foram recebidos a coordenadora de Relações Institucional da Jaguar, Maria Thereza Balbi, e assessor de comunicação Fabrício Alves, que apresentaram dados sobre as atividades da empresa. Já no início da reunião, o presidente da Câmara, Juarez Camilo (PSDB), ressaltou que o Legislativo tem procurado manter proximidade e diálogo aberto com associações, entidades e empresas que atuma no município. “Estamos buscando ouvir a todos para levantar as demandas e buscar resolver, em parceria, as questões. É preciso dialogar sempre para que os trabalhos de fortalecimento das instituições sejam cada fez mais consolidadas”, enfatizou.

Maria Thereza, também afirmou que a Jaguar sempre mantém as portas abertas para parcerias com a comunidade e o diálogo permanente. “O diálogo entre a empresa e vocês e a comunidade é fundamental para nós. A gente sabe que a situação vivida não está sendo fácil, mas a gente trabalha para buscar cada vez mais diálogo com todos”, argumentou.

A coordenadora informou que atualmente a empresa emprega 340 pessoas de maneira direta em Santa Bárbara e Barão de Cocais, e a terceirizada NSA, que presta serviço a mineradora, também gera emprego de maneira indireta. “A maioria desses funcionários são daqui de Santa Bárbara, e fora isso temos diversos projetos sociais no distrito de Brumal onde temos a nossa planta”, comentou Maria Thereza.

Representantes da AngloGold falaram sobre investimentos na cidade

Os vereadores integrantes da Comissão Especial de Saúde, que visitaram o Hospital Nossa Senhora das Mercês na semana passada, Paulo Henrique Rocha (PDT), Ermelindo Ferreira (PSL) e Geraldo Magela Ferreira “Gegê” (PP), questionaram os representantes da Jaguar sobre um possível apoio financeiro à entidade, afirmando que o hospital necessita de verba para melhorias, o que garantiria um atendimento de mais qualidade para a população. “Nós não temos nenhuma parceria em vista com o hospital, mas nada impede que a gente converse com o presidente da Jaguar, e isso possa ocorrer. Preciso é saber quais as demandas do hospital”, garantiu Maria Thereza. O presidente da Câmara Juarez Camilo vai marcar outra reunião para que o assunto seja discutido novamente.

Com a AlgloGold

A reunião entre os vereadores e representantes da AngloGold aconteceu na parte da tarde, também no plenarinho. A analista de relacionamento Carla Lemos e o gerente de comunicação da mineradora, Othon Maia apresentaram dados sobre os projetos sociais realizados na cidade, e afirmaram que são investidos cerca de R$ 1,4 milhão por ano, entre recursos próprios e leis de incentivo.

Os funcionários da mineradora também garantiram que a AngloGold vem gerando trabalho e renda para a cidade e região. “Temos a consciência que geremos riqueza e emprego para a região e se a gente pudesse atender a todos que procuram a empresa atrás de uma vaga, seria ótimo, mas não é essa realidade. Nós recebemos currículos de muitos interessados, e dentro da rotatividade, vamos contratando”, informou Maia.

O vereador Ermelindo Ferreira falou sobre a visita da Comissão de Saúde no hospital, e solicitou o apoio da empresa para melhorias na estrutura. “Sabemos dos projetos sociais que vocês realizam, mas para o hospital é fundamental receber de vocês essa atenção. Eles estão com projetos de ampliação e o apoio da iniciativa privada neste momento é importante”, defendeu o vereador.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui