Campanha de Vacinação contra o Sarampo é prorrogada até 31 de agosto em São Gonçalo

São Gonçalo do Rio Abaixo promove até o dia 31 de agosto a 4ª etapa de vacinação contra o Sarampo. A campanha tem como público prioritário pessoas entre 20 a 49 anos e encerraria no próximo dia 30. Mas de acordo com o Ministério da Saúde, o adiamento é necessário tendo em vista que o vírus do sarampo se mantém ativo no Brasil.

A baixa cobertura vacinal aliada a um elevado quantitativo de pessoas suscetíveis, além do considerável risco do aumento no número de casos da doença em todo o Brasil, também são fatores relevantes apontados pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) para justificar o adiamento.

Em São Gonçalo do Rio Abaixo, a coordenação da Vigilância Epidemiológica segue atenta à importância da vacinação e orienta que a população procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de casa.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. Na hora de se vacinar é importante lembrar do uso da máscara e manter distância de segurança das outras pessoas. A vacina não é recomendada durante a gestação porque é produzida com o vírus do sarampo vivo. Quem não tomou alguma dose da vacina, perdeu o cartão ou não se lembra de ter se vacinado é recomendável que procure a UBS mais perto de casa.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui