Campanha de vacinação contra sarampo alcançou 88% do público-alvo

O Ministério da Saúde está confiante de que a meta de imunização contra o sarampo entre as crianças será alcançada com a campanha que está sendo feita este mês. De acordo com o ministro, Luiz Henrique Mandetta, após o Dia D realizado no sábado, o país chegou a uma cobertura de 88%. O objetivo é 95%, mas a campanha continua.

Nesta quarta-feira (23), o ministério vai divulgar os dados dos estados e municípios, e a partir daí será feito um planejamento para os locais com situação crítica.

Em João Monlevade, no ano passado, foram vacinadas 3.379 crianças com até 4 anos de idade. O que representa que, na época, mais de 95% do público-alvo estava imunizado contra o sarampo. Nesse ano, por conta do surto da enfermidade, quatro casos suspeitos da doenças foram identificados na cidade. O laudo de três dele deu negativo. É aguardado o resultado do exame da quarta criança, que é um bebê de seis meses de vida. Na cidade, todas as unidades de saúde oferecem a vacina. Confira aqui.

Treze mortes

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, somente nos últimos 90 dias foram registrados mais de 6,1 mil casos de sarampo, com treze mortes no Brasil. Vinte estados estão na lista de transmissão ativa da doença, apesar de 96% dos casos confirmados estarem no estado de São Paulo.

Até o dia 25 de outubro vão ser vacinadas as crianças entre seis meses e menos de cinco anos. Já em novembro, o público-alvo serão os jovens de 20 a 29 anos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui