Campanha Novembro Azul é lembrada na Câmara de São Gonçalo

Se o mês de outubro foi dedicado a lembrar as mulheres sobre a importância e o cuidado com a saúde na Campanha Outubro Rosa, o mês de novembro é a vez dos homens. Intitulado Novembro Azul, a Campanha tem por objetivo alertar aos homens sobre o cuidado com a saúde. O mês de novembro foi escolhido já que no dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Pensando no tema, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo distribuiu aos funcionários um cartão falando do assunto.

De acordo com a presidente da Câmara Luciana Bicalho, o assunto é importante e merece atenção. “Realizamos uma ação simples na Câmara com a entrega dos cartões apenas para lembrar os homens da importância e o cuidado com a saúde. Esperamos que eles repassem as informações para os parentes e amigos”, disse.

Câncer de próstata (dados do site do INCA – Instituto Nacional do Câncer)

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui