A convivência pacífica no trânsito depende da educação e do respeito entre todos os usuários das vias públicas. Este é o entendimento da Prefeitura que, a partir desta segunda-feira (6), iniciará uma campanha educativa para os ciclistas itabiranos.

Promovida pela Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), em parceria com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER) de Minas Gerais e com a Polícia Militar, a campanha “Pedalando Consciente” incentivará, até o dia 30/8, que ciclistas adotem atitudes seguras nas ruas da cidade e, aos motoristas, irá propor uma reflexão sobre a responsabilidade em resguardar os veículos menores.

“Diante do crescente número de novos ciclistas e do razoável índice de acidentes envolvendo bikes em nosso município, a intenção é colocar em pauta a segurança e o respeito ao ciclista, mobilizando condutores e levando-os a refletirem sobre a segurança no trânsito através de boas práticas”, explicou Edivânia Fernandes das Mercês, diretora de Educação e Controle de Trânsito.

Ainda de acordo com ela, a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) executará mais uma campanha dentro do tema proposto pelo movimento Maio Amarelo: “Nós somos o Trânsito”, que, “naturalmente apresentará atitudes mais seguras para uma mudança definitiva de comportamento”, avaliou a diretora.

Campanha

As ações programadas pela Transita, Polícia Militar e DEER, que divulgarão informações sobre a segurança do ciclista, envolvem blitzes educativas, palestras e visitas em escolas públicas. Além disso, as avenidas Cristina Gazire, Prefeito Li Guerra e Mauro Ribeiro Lage, bem como todas as rodovias que passam pelo entorno de Itabira, serão sinalizadas com placas de advertência A30A (trânsito de ciclistas), que alertam os condutores de veículos da existência de ciclistas no local.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui