O Cartão do Caminhoneiro, criado pela Petrobras, vai começar a funcionar, ainda em fase de testes, a partir de segunda-feira (20).
Nesse primeiro momento, em três estados: Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. No resto do país, a previsão é que comece a funcionar no dia 25 de junho.
O anúncio da medida, que já havia sido divulgada mais cedo pela Petrobras, foi feio pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, durante a transmissão semanal ao vivo pelo Facebook nessa quinta-feira (16).
Esse cartão poderá ser usado por caminhoneiros autônomos e também para transportadores e embarcadores. Será um cartão pré-pago para a compra de diesel, em postos com a bandeira Petrobras nos principais corredores rodoviários do país.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, a medida vai trazer mais segurança e facilidade aos caminhoneiros.
Segundo a Petrobras, durante esse período de testes, os caminhoneiros poderão fazer um pré-cadastramento no site cartaodocaminhoneiro.com.br.
Quando o programa estiver funcionando definitivamente, será possível fazer o cadastro por aplicativo, pelo telefone ou pessoalmente, em locais ainda a serem divulgados.
Com o cadastro feito, o caminhoneiro vai poder transferir valores para o cartão e fazer a conversão desses valores para litros de óleo diesel, que podem ser utilizados em até 30 dias na rede de postos Petrobras credenciada.