Cidade de Catas Altas

A Prefeitura de Catas Altas promoveu um encontro no último dia 31 de julho para discutir um plano de ação para controle, combate e prevenção de incêndios florestais.

O evento contou com a participação de representantes do executivo e da sociedade local, empresas, polícias civil e militar, integrantes das prefeituras de Barão de Cocais, Mariana e Nova Era, Corpo de Bombeiro e representante da Prefeitura de Timóteo.

Na ocasião, a Assistente Social de Timóteo, Jailma das Graças Soares, apresentou o plano integrado de prevenção adotado na cidade que é executado pelo poder público em parceria com diversos parceiros.

Segundo Jailma, Timóteo tem 60% de área verde e boa parte dela sofreu com as queimadas até 2007 quando o município começou a pensar no plano. “O que nós aconselhamos a vocês é começar conhecendo a comunidade e buscar os parceiros. Depois disso, fazer um levantamento de informações e um mapeamento da região, identificar os atores locais que podem ajudar, trabalhar a cultura da cooperação, definir as atribuições de cada um e registrar e sistematizar as informações”, explica.

A assistente social completa que ainda há muito por fazer. “É desafio diário. Ainda temos muito a melhorar. Mas tem dado certo.”

Durante o encontro, o prefeito de Catas Altas, José Alves Parreira, e o vice, Fernando Rodrigues Guimarães, fizeram questão de enfatizar a importância de se trabalhar a prevenção para evitar que o patrimônio natural do município possa ser extinto por conta dos incêndios.

O objetivo da Prefeitura é elaborar um plano com ações estruturadas, envolvendo instituições públicas e privadas que tenham relação direta e indireta com as áreas verdes do município, para ter mais efetividade no combate a incêndios.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui