Catas Altas em alerta contra câncer infantojuvenil no Setembro Dourado

A cidade de Catas Altas está participando da campanha nacional “Setembro Dourado”, voltada para o alerta sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Neste mês, será promovida uma capacitação para os profissionais da saúde para que, posteriormente,eles possam realizar um trabalho sobre o tema com professores e outros funcionários que atuam nas escolas municipais e na creche.

O objetivo da campanha é realizar o diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes. Apesar de rara se comparada ao adulto, a doença adquire importância no que se refere à taxa de mortalidade, já que é a segunda causa de morte na faixa etária entre 01 e 18 anos, perdendo apenas para fatores externos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), a taxa de cura no Brasil é aquém do almejado e uma das razões é o diagnóstico tardio.

Sintomas – Os pais devem sempre ficar alertas com sintomas que muitas vezes podem ser confundidos com outras enfermidades: palidez progressiva; dor óssea e nas articulações; inchaço que provocam dificuldades de andar; manchas roxas ou sangramentos em locais que não são de traumas – principalmente nos membros inferiores e superiores; febre prolongada que deixa a criança em condições apáticas; dores de cabeça diárias matutinas acompanhadas de vômito; alterações no equilíbrio, na visão, no andar; presença de ínguas frequentes.

Ainda é preciso prestar atenção em sinais que não existiam antes, como convulsões, alterações nos olhos como estrabismo, tumores na perna e nos braços e perda de peso importante sem explicação.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no país por ano em 2017. Em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui