Cerca de 20 presos do Presídio de João Monlevade vão votar neste domingo

O Encceja teve início ontem e termina nesta quarta-feira (9). Foto: Arquivo/O Popular

Bell Silva: João Monlevade está entre as únicas quatro cidades mineiras que vão estar realizando a votação, para prefeito e vereador, neste domingo dia 2 de outubro de 2016, nas unidades prisionais no estado.

Segundo o diretor interino do Presídio de João Monlevade, Wellington José Eustáquio, uma urna será colocada à disposição dos detentos, que tem direito a voto, para exercerem seus direitos políticos.”Uma lista com os nomes de todos os candidatos, será colocada próximo da urna, como em uma seção normal. Essa urna ficará disponível das 08h às 17h para que os presos possam votar. Teremos em torno de 18 a 20 detentos com direito ao voto na unidade de João Monlevade. São presos que ainda não foram condenados, e por isso se enquadram na Lei”, explicou Wellington.

Anúncios
Continue lendo após o anúncio

O artigo 15, inciso III, da Constituição Federal de 1988, abre as portas para esses cidadãos na participação democrática ativa nos pleitos eleitorais.

Nas eleições deste ano, das 432.960 seções eleitorais em todo o país, 121 serão destinadas para a votação de 5.973 eleitores nesta situação.

Em Minas Gerais, apenas quatro cidades vão ocorrer eleições em unidades prisionais, e João Monlevade é uma delas.

Apenas os presos provisórios e os adolescentes internados, por não terem os direitos políticos suspensos, também têm o direito de votar. Detentos já condenados pela Justiça, não tem direito ao voto.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui