Os Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) de municípios do interior de Minas Gerais têm sido pontos de referência e de apoio para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As atividades, oferecidas gratuitamente aos candidatos, incluem correção de exercícios, orientações sobre como fazer uma redação e possíveis temas, reforço em disciplinas, disponibilização de material didático e de computador com acesso à internet.
O Cesec de João Monlevade integra a listagem de pontos de apoio dos estudantes. Nas cidades de Itabira, rio Piracicaba e Ferros também há atendimento aos estudantes.
A oferta das atividades de aprofundamento e revisão para o Enem tem sido estimulada pela Secretaria de Estado da Educação (SEE). Segundo Thiene Carneiro, da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos, cada unidade do Cesec tem autonomia para elaborar sua metodologia de trabalho.
Thiene explica que o projeto pode ser construído com base na matriz de referência do Enem, que contém vídeos-aulas e DVDs do “Plantão Enem”. Os Cesecs também podem fazer download das aulas disponíveis na TV Escola do Ministério da Educação (MEC) e utilizar a plataforma Hora do Enem.
Enem
 
As provas do Enem serão aplicadas em dois dias. No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem os exames de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Já no dia 6, domingo, será a vez das prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Redação e Matemática.
Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. O início das provas é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos, e o segundo, 5 horas e 30 minutos.
A nota do exame é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Além disso, a participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
Crédito: Karine Pereira/ Agência Minas
Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui