Começa nesta segunda-feira (18), a Semana Nacional do Trânsito, que nesse ano tem como tema “Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito”. Em João Monlevade, várias atividades serão realizadas até sexta-feira (22).

O chefe do Setor de Trânsito e Transporte da Prefeitura de João Monlevade (Settran), Brenno Lima, enfatizou que a “responsabilidade no trânsito é de cada um. Não só do motorista, mas também dos pedestres”. Para isso, de acordo com Brenno, foram instalados vários semáforos destinados aos pedestres e também reforçada a pintura de faixas de travessia. “É imprescindível que os pedestres também tenham responsabilidade no trânsito”, pontuou.

O comandante da Polícia Militar de João Monlevade, major André Pedrosa do Rosário ressaltou que educar a população para o trânsito é fundamental. Segundo ele, a maioria das infrações cometidas ocorre por falta de conhecimento das leis. “O maior problema do trânsito é o desconhecimento, por isso é importante trabalhar a conscientização e a educação”, disse o comandante que também resaltou a importância da faixa de pedestres: “a faixa deve ser preservada. A Semana do Trânsito é importante porque podemos mostrar isso às pessoas”. .

Com cerca de 41 mil veículos emplacados em João Monlevade, segundo dados do Settran, o major André comentou que o número preocupa por ser uma quantidade considerável no município. Por conta disso, a polícia concentra boa parte das ações voltadas ao trânsito na circulação dos veículos. Som alto e carros em alta velocidade são algumas das infrações mais registradas. Já o número de motoristas flagrados embriagados na direção está dentro da normalidade, conforme informações do major André.

Programação

Segundo a programação elaborada pelo Settran e parceiros do evento, na próxima segunda-feira, 18, às 18h, na Praça do Povo, acontece a abertura oficial do evento, que contará com a presença da prefeita Simone Moreira e outras autoridades. Em seguida, acontecerá um passeio ciclístico, com saída da Praça do Povo.

Na terça-feira, 19, haverá blitz educativa e panfletagem em vias públicas do bairro Carneirinhos. Na quarta-feira, 20, de manhã e à tarde, acontecem panfletagens em ônibus e, às 19h, membros do projeto Vem Dançar se apresentam na Praça do Povo. Já na quinta-feira, 21, alunos de escolas públicas participam de palestras na sede da Polícia Militar. E, encerrando a semana, na sexta-feira, 22, pela manhã, acontece uma blitz na Av. Armando Fajardo, nos bairros Loanda e Cruzeiro Celeste; à tarde, panfletagem em Carneirinhos; às 17h30, na Praça do Povo, será realizada uma simulação de socorro com os membros do Sevor, e, às 19h, acontece uma motociata, com saída da Praça do Povo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui