Cidade da região realiza mais 157 cirurgias oftalmológicas

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza mais um mutirão de cirurgias oftalmológicas no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Foram agendados 157 pacientes para três dias de cirurgias.

Desta vez, os procedimentos são para tratamento de calázio (lesão da pálpebra constantemente confundida com terçol), retirada de pterígio (alteração conjuntiva límbica que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila), trabeculectomia (cirurgia realizada no tratamento do glaucoma) e catarata (lesão ocular que torna o cristalino opaco e deixa a visão embaçada). Esta última possui relevância social, uma vez que devolve a autonomia ao enfermo com dificuldade para enxergar.

A maioria das intervenções são ambulatoriais e o paciente é liberado no mesmo dia. Normalmente o pós-operatório não é doloroso e o tempo de recuperação e repouso é curto. A equipe responsável pelo mutirão é formada por dois médicos, um técnico em enfermagem, um instrumentador, uma secretária, um apoio administrativo e um motorista.
De acordo com a SMS, o mutirão de cirurgias oftalmológicas é um plano de ação para reduzir a fila de espera na rede pública. A porta de entrada para os procedimentos é o Programa Saúde da Família (PSF). Após consulta, se constatada a necessidade de intervenção cirúrgica, o paciente é avaliado por um oftalmologista. A oportunidade foi oferecida a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), já cadastrados, que aguardavam pelo tratamento adequado. Desde o ano passado, já foram realizadas 558 cirurgias por meio de mutirões.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui