Um cilindro de oxigênio explodiu em uma oficina e causou destruição no Bairro Bela Vista em Itabira. O incidente que aconteceu na Rua Raul Anastásio de Brito, por volta das 13h desta terça-feira, 21, e deixou vários moradores assustados e, por sorte, não deixou vítimas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a oficina trabalha com lanternagem em veículos e utiliza o maçarico com cilindro de oxigênio e outro de acetileno, que possivelmente um vazamento na válvula do cilindro de oxigênio em um espaço confinado, pode ter sido a causa da explosão.

Os bombeiros constataram que no local onde o cilindro estava armazenado havia várias latas de tinta entre outros materiais que pegaram fogo com a explosão, a residência ao lado da oficina teve danos em janelas, portas e paredes, bem como também o trailer ao lado. Dois veículos que estavam no local também tiveram danos generalizados.

Confira nas imagens

Saiba mais sobre acetileno e oxigênio

O acetileno é constituído por dois carbonos e dois hidrogênios (C2H2), é um gás incolor, de odor desagradável, muito instável; sob pequenas compressões se decompõe com muita facilidade liberando energia. É armazenado em cilindros de aço, sob pressão, dissolvido em acetona.

Devido a sua queima extremamente exotérmica, é usado em larga escala na solda autogênica (solda oxiacetilênica), no corte de metais por maçarico, na fabricação de objetos de vidro e em diversos processos que requeiram altas temperaturas. No maçarico oxiacetilênico obtêm-se temperaturas de 2500 a 3000°C.

Em pesquisa obtivemos informações de que alguns dos incidentes mais graves de oxigênio relatados envolveram vazamentos de mangueiras danificadas em espaços confinados, onde as operações de corte e solda ocorreram. Vestuários de trabalhadores enriquecidos de oxigênio pegaram fogo, causando ferimentos graves ou fatais.

Os cilindros de gás não devem ser levados em espaços confinados; o gás pode ser alimentado usando mangueiras. As mangueiras devem ser removidas do espaço fechado, quando o trabalho estiver acabado ou suspenso , tal como no final de cada dia. Quando isto não for possível, as mangueiras devem ser desconectadas do abastecimento de gás do cilindro ou da válvula de distribuição.

Quando o risco de enriquecimento de oxigênio é alto, como em espaço confinado ou lugares com pouca ventilação, o uso de equipamentos de monitoramento de oxigênio é aconselhável.

Fonte: Thalles Benício/Itabiranet

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui